segunda-feira, abril 20, 2009

Dia 19 de abril - Dia do Índio

Índias da tribo guarani conversam sobre sua realidade


O pequeno Mogli, de três anos, sempre acompanhando a mãe


Artesanato típico Guarani


Imbituba
Tatiana Stock

No centro de Imbituba as irmãs da tribo Guarani Tokoa Marangatu, Francisca e Juliana escolhem um canto do centro da cidade para vender o artesanato típico indígena. A população despercebida passa pelas ancestrais culturais sem ao menos lembrar que no domingo (19) é dia do índio. A data homenageia os povos que habitaram o Brasil antes da descoberta pelos europeus em 1500.
Questionada sobre o dia-a-dia na tribo, Juliana disse que lá se planta mandioca e milho e as mulheres da tribo além de cuidar de seus filhos produzem peças de artesanatos que são vendidas por elas mesmas em várias cidades da região.
A vida na tribo aos poucos é mesclada com a realidade das cidades seja pelo corre-corre dos horários dos ônibus ou pelo comércio informal. “Estamos aqui desde as 10h da manhã, saímos da tribo perto das 6h, e do centro de Imaruí pegaram o ônibus para Imbituba. As vezes não vendemos nada”, suspira a índia Juliana, mãe de Adriano, 2.
Já Francisca diz que na aldeia as crianças aprendem a língua tradicional indígena o tupi guarani e o português. “Na aldeia as crianças têm aula de guarani e de português”, explica a índia.

Atualmente, de acordo com a Secretaria da Educação, são atendidas 32 escolas indígenas das etnias Xokleng, Guarani e Kaigang, totalizando cerca de 150 professores e contemplando mais de dois mil alunos, matriculados no ensino fundamental e no médio.
Também oferece a modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Os
dispositivos da Constituição de 1988, que deram sustentabilidade jurídica
à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996, garantem
aos alunos índios um ensino capaz de preservar a cultura, especialmente no
que diz respeito às características próprias de cada grupo nativo.




Juliana e seu caçula, Adriano.

O ÍNDIO HOJE - dados da FUNAI

Hoje, no Brasil, vivem cerca de 460 mil índios, distribuídos entre 225 sociedades indígenas, que perfazem cerca de 0,25% da população brasileira. Cabe esclarecer que este dado populacional considera tão-somente aqueles indígenas que vivem em aldeias, havendo estimativas de que, além destes, há entre 100 e 190 mil vivendo fora das terras indígenas, inclusive em áreas urbanas. Há também 63 referências de índios ainda não-contatados, além de existirem grupos que estão requerendo o reconhecimento de sua condição indígena junto ao órgão federal indigenista.





A índia Francisca diverte-se com a alegria de seu filho Mogli, de três anos, com os flashes da câmera fotográfica



Fotos: Tatiana Stock
Matéria impressa no jornal Popular Catarinense - Sexta-feira, 17 de abril de 2009, Ano VIII - º962, Imbituba - SC.

2 comentários:

neto disse...

koééé´

muito bommmm
gostei, direto, simples, sem ser cansativo e bem explicativo....vc tá na área certa mesmo..

bjusss

Tatiana Stock disse...

Obrigada Neto!
essa foi a idéia mesmo!
VAleu!
PLUR!

"Qualquer coisa que a mente do homem pode conceber, pode, também, alcançar." 
William Clement Stone