quinta-feira, setembro 10, 2009

Talentos locais se destacam em concursos nacionais


Música – Festivais dão chance a trabalhos alternativos

População tem até o dia 20 para votar no Jamaica Groove





Tatiana Stock


Tubarão

A banda de reggae de Tubarão, Jamaica Groove está entre as 20 classificadas na etapa catarinense do primeiro festival nacional de música da associação das rádios públicas do Brasil (ARPUB). E também faz parte pelo segundo ano consecutivo do festival da música e integração catarinense (Femic).
Com a música ainda inédita "Crimes na TV" o grupo foi selecionados entre os 77 trabalhos concorrentes da etapa regional. "Essa canção é uma mescla de reggae e samba. Tem uma mensagem bem crítica e uma ênfase política. Usamos vários instrumentos além de garrafas e caixas de fósforo para dar o ambiente de bar", explicou Gustavo. O festival abre espaço na programação das rádios para produções que não são veiculados em emissoras comerciais.
O Jamaica Groove está também participando pelo segundo ano consecutivo do Femic, com a canção também inédita "Pensamentos positivos". No último ano, o grupo apresentou a música "Ironia do Destino", em 2009, levam uma proposta contrária. "Em 2008 chegamos até a semifinal, este ano esperamos chegar a final", almeja Diego, que aguarda o resultado dia 10 do próximo mês.
O segundo CD já está em produção e tem previsão para julho próximo. "Vamos mesclar não só instrumentos como também ritmos nativos. Buscar a brasilidade na música e mostrar mais nossa cultura", Gustavo.

Quem são os artistas

O grupo é formado por Frank Medeiros, (vocal, percussão e berimbau); Gustavo "Avohai" Medeiros, (violão, guitarra e escaleta); Diego Nunes, (guitarra e cavaco); Guilherme “Pilha” Santana, (baixo); Nido, (flauta transversal); e Fabrício “Pokemon” Eufrázio (bateria).
A banda se apresenta na próxima terça-feira, no projeto aldeias do Sesc de Tubarão, em homenagem ao aniversário da cidade, a partir das 20 horas.


A população pode ajudar o grupo com o voto popular, que será considerado como o de um sexto jurado. Para votar, basta enviar o nome da música escolhida pelo e-mail: radio.musica@udesc.br.


Os festivais dão espaço na programação das rádios para produções que não são veiculados em emissoras comerciais


Contatos:
www.jamaicagroove.com.br
www.femic.com.br
www.arpub.org.br

Instituição pede socorro



Não-violência – mudança de hábito


Ações preventivas estão sendo realizadas para transformar o cotidiano do bairro Passagem


Tatiana Stock


Tubarão


Desesperados com o alto índice de violência, vandalismo e até ameaças, a escola estadual Martinho Guizzo e a municipal Estrelinha Brilhante entraram em contato com o presidente do conselho municipal de educação de Tubarão e vereador Maurício da Silva (PMDB).
A partir de então ação preventivas estão sendo realizadas para transformar o cotidiano do bairro Passagem. Uma delas foi o encontro de ontem, que reuniu o conselho municipal de segurança, juntamente com o juizado de infância e da família com diretores e professores de ambos os colégios para repassar informações de como prevenir a violência.
De acordo com o vereador e presidente do conselho municipal de educação de Tubarão, Maurício da Silva (PMDB), são sete frentes que estão sendo utilizadas para contribuir com a melhoria das escolas. "Urbanização; direitos e deveres da criança e do adolescente; saúde, ; reforço escolar em horários extra curriculares; atividades físicas; debate sobre limites com pais e alunos e rondas policiais", detalha Maurício.
"A postura dos adultos têm que mudar. O paternalismo e o assistencialismo deve ser transformado para que as crianças sejam desde cedo, cidadãos e não meras crianças", explica o comissário da infância e juventude de Tubarão, Rosinei Paes Anselmo.
A professora de primeira a oitava série da escola estadual Martinho Guizzo, Fabiane Santos expôs que com ações que estão sendo realizadas na escola a situação tem melhorado. "A ronda policial é muito importante aqui na região. Tudo que está sendo feito está somando positivamente", confirma.
A próxima etapa será uma reunião com os pais juntamente com o juizado da infância e da juventude, o conselho tutelar e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).


HIPÓTESE

De acordo com o vereador Maurício da Silva (PMDB), já foi dado entrada na câmara o projeto sobre o toque de recolher, aceito em Camboriú. Mas avisa que antes de qualquer decisão, organizará uma audiência pública para que a população possa expor o que pensa.


Foram debatidos valores, limites, direitos e deveres das crianças e dos adolescentes

Matéria impressa no jornal Notisul, Nº2.778, ANO 10, quinta-feira, 10 de setembro de 2009.

Regras de segurança menos rígidas



Lotéricas - substituições na lei foram aprovadas



Aprovado ontem o substitutivo que altera lei sobre vigilantes em casas lotéricas e Correios


Tatiana Stock


Tubarão


As regras de segurança das lotéricas e agências franqueadas dos Correios que estava prevista para entrar em vigor no próximo dia 17 sofreram algumas modificações. Foi decidido por unanimidade ontem na Alesc o substitutivo global apresentado pelo deputado Darci de Matos (DEM), que altera a lei 14.737/09, de autoria do deputado Renato Hinnig (PMDB).
"Propus a dispensa do vigias em estabelecimentos de municípios com manos de 30 mil habitantes, mas não foi aceito", informou o deputado Renato Hinnig (PMDB).
Com as modificações é obrigatório vigilantes próprios em lotéricas e agências com mais de quatro terminais financeiros.
O vigia José Fernandes, acredita na lei como uma alternativa para dificultar o número de delitos e dar maior segurança a população e como geração de empregos para a classe. "É uma opção que inibe os assaltos e algo positivo para nós vigilantes, que teremos mais oportunidades de emprego", acredita José.
As casas lotéricas que operam com até quatro terminais financeiros, ou as que estão localizados em empreendimentos que já possuam segurança, no caso de shoppings, bem como as agências franqueadas dos Correios que seguirem este padrão, ficam também isentas.
"Com as mudanças, gera empregos e mais seguranças as 50 lotéricas atingidas", acredita o deputado Décio Góes (PT).

A versão do lotérico



O dono de uma lotérica de médio porte de Tubarão, Edson Rosa Martins, trabalha há cinco anos no ramo e ele, assim como a maioria da categoria, não concorda com a inclusão de guardas nas casas lotéricas em virtude do alto custo gerado, calculado em R$ 5 mil por mês (dois vigilantes).
"Vou ter que demitir um funcionário e diminuir o número de caixas para não ter que contratar um vigia. No caso da minha lotérica, não tenho como bancar", explica o proprietário.
Questionado sobre a hipótese de ter um só vigilante, Edson sugeriu diminuir a carga horária da lotérica, como a dos bancos, o que acarretaria aglomerações e filas.
Agências com menos de quatro caixas são obrigadas a manter um sistema de vigilância eletrônica através de câmeras de filmagens, cofres tipo “boca de lobo” e alarmes de comunicação direta e automática com empresas de vigilância especializada.
Agora as lotéricas e agências franqueadas dos Correios aguardam sanção do governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB).


420 é o número de agências lotéricas em Santa Catarina




O que continua valendo na Lei 14.737

A fiscalização fica a cargo da secretaria de segurança pública. A pena, no caso de primeira infração é uma advertência. No caso de reincidir, multa de R$ 1 mil. Com cinco ou mais infrações, o estabelecimento será lacrado e as multas serão pagas em dobro.

"Bastam alguns pingos mais fortes de chuva..."



SC - ALAGAMENTOS SÃO OS MAIORES TRANSTORNOS NA REGIÃO


Tatiana Stock


Tubarão


As fortes chuvas dos últimos dias traz lembranças do medo e dos transtornos causados no início do ano que mobilizou todo o país em prol de Santa Catarina. Como precaução, o governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) decretou situação de emergência em todo o estado ontem.
As cidades do extremo-oeste foram as mais atingidas. Dionísio Cerqueira, Princesa e Guarujá do Sul continuam sem energia elétrica. Na região sul, apesar das chuvas incessantes, não foi registrado grandes problemas além de alagamentos.
O soldado do 8º Batalhão de Corpo de bombeiros de Tubarão, André Viana, informou que não foi registrada nenhuma ocorrência em virtude da chuva ontem. Em Tubarão, mais uma vez vários locais ficaram abaixo de água.
A dona de casa Janete Jamarini, mora há um ano e meio no bairro Oficinas, na descida do morro do canudo, na rua Paulo Luis Gomes. Segundo ela, a prefeitura começou uma construção em frente a sua casa e abandonou há mais de um ano. Desde então, a água fica acumulada e não tem por onde passar, alagando toda a frente de sua residência.
No mesmo bairro, a dona de casa moradora da Rua Laguna, Keila de Souza Pinheiro reclama. "Depois que fecharam o valo na rua, enche de água toda a nossa casa. Temos que arredar todos os móveis para não perdê-los. Em Toda a vizinhança é assim", enfatiza. Segundo Keila, uma de suas vizinhas nem tira os tijolos da porta de entrada porque sabe que se tirar a água toma conta.
No bairro Santo Antônio, o quatro é o mesmo. "Com a pavimentação da Avenida Pedro Zapeline a água escorre toda para a nossa rua. Ainda bem que nossa casa é bem alta por isso a água não conseguiu entrar", explicou a estudante Gisele Alegre Valério, moradora da rua Maranhão.


O policial militar Eguinaldo Goulart, morador da rua Laguna em frente a sua casa


793 funcionários da Celesc estão trabalhando para que o fornecimento de energia elétrica volte ao normal em todo o estado

75 mil pessoas permanecem sem energia elétrica em Santa Catarina, devido ao temporal dos últimos dias


Defesa Civil

A defesa civil estadual divulgou ontem um relatório com registros de 64 cidades com problemas referentes às chuvas. De acordo com o relatório, o município de Guaraciaba decretou estado de calamidade pública, e 32 já decretaram situação de emergência. São eles: Santa Terezinha do Progresso, São Domingos, Vargeão, Vargem Bonita, Dionísio Cerqueira, Ipuaçu, Monte Castelo, Corupa, Shroeder, Abelardo Luz, Entre Rios, Lebon Regis, Ouro Verde, Passos Mais, Rio das Antas, São Bernardino, São Miguel da Boa
Vista, Tigrinhos, Formosa do Sul, Água Doce, Galvão, Irani, São José do Cedro, Barra Velha, Calmon, Coronel Martins, Itaiopolis, Santa Terezinha, Jupia, Quilombo, Salto Veloso e Ponte Serrada.


Recursos para vítimas

O governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) assinou ontem o decreto de
situação de emergência em função dos estragos causados pelo desastre que
assolou dezenas de municípios de SC na madrugada da última terça-feira.
Luiz Henrique vai manter contato com o ministro da integração nacional, Geddel Vieira
Lima, para solicitar a liberação imediata de recursos federais para o socorro e assistência às vítimas.


Foto: Cristian Medeiros

Matéria capa do jornal Notisul, nº 2.778, ANO 10, quinta-feira, 10 de setembro de 2009.

quarta-feira, setembro 09, 2009

Panorama da tuberculose na Amurel



A coordenadora da 20ª regional de saúde de Tubarão, Kallinka Mattos Gomes, alerta sobre os cuidados para se evitar a doença


Saúde – Ações de controle estão sendo eficazes


Na contramão do registrado pelo Ministério da Saúde, Amurel mostra que os números continuam os mesmos


Tatiana Stock

Tubarão

Segundo o balanço do Ministério da Saúde, realizado no dia 31 de agosto deste ano, sobre a incidência de novos casos de tuberculose, houve queda da doença no Brasil. Municípios da região sul de Santa Catarina não seguem o balanço geral do país.
O país que passou de 51,44 em cada grupo de 100 mil habitantes, em 1999, para 37,12, em 2008. Esse dado, apresenta uma redução de 27,58% em 10 anos. Em números absolutos, o Brasil registrou 82.934 novos casos no final da década passada, contra 70.379 no ano passado.
Mesmo assim, a região da Amurel não se enquadra ao quadro nacional. "Os números estão se mantendo. Temos algumas variações mas no geral continuamos na mesma", explica a gerente da 19º regional de saúde, Raquel Ribeiro Bittencourt.
De acordo com dados da 20ª regional de saúde de Tubarão, em toda a Amurel, nos últimos oito anos, os casos chegaram a 481. Desses, 347 do sexo masculino e 134 feminino. Em Tubarão, a partir do o início de janeiro de 2001 a até a última sexta-feira de 2009, registrou 290 casos de tuberculose, sendo 212 homens e 78 mulheres.
A enfermeira aponta as cidades de Laguna e Imbituba com os mais altos números de incidência de tuberculose. "Em virtude de programas mais fortes nessas cidades, a procura e a pesquisa são maiores na região. Isso mostra que as ações de controle estão sendo eficazes", evidencia Raquel.
Raquel enfatiza também que Imbituba por ser uma cidade portuária e com elevado índice de HIV, o número de casos aumenta. Isso porque pessoas com Aids são mais vulneráveis a doença (30 por cento).
"Para evitar a tuberculose, deve-se vacinar as crianças, alimentar-se bem e arejar a casa", alerta a coordenadora da 20ª regional de saúde de Tubarão, Kallinka Mattos Gomes.


Sobre a Tuberculose


Doença causada pelo bacilo de Koch, que afeta vários órgãos do corpo, principalmente os pulmões. É transmitido pelo ar, quando o paciente tosse, fala ou espirra. Os principais sintomas são tosse prolongada, cansaço, emagrecimento, febre e sudorese noturna. Em 1993, a OMS declarou a tuberculose como uma emergência global.



4ª causa de mortes por doenças infecciosas no país é de tuberculose, a 1ª é em pacientes com Aids



Foto: Cristian Medeiros


Matéria capa do jornal Notisul, Nº 2.777, ANO 10, quarta-feira, 9 de setembro de 2009.

segunda-feira, setembro 07, 2009

Urbanização – Falta de dados dificulta localização


Endereço certo






Vereadores produzem requerimentos para readequar o mapa da cidade


Tatiana Stock

Tubarão


Tubarão, assim como Capivari de Baixo, Braço do Norte, Imbituba e muitas outras cidades da região sul do estado enfrentam dificuldades em relação a nomenclatura de ruas e numeração de casas. A falta de números nas casas não ocorre de hoje, mas vem se alastrando com o crescimento urbano e a cada o trabalho dos correios se torna mais difícil.

O vereador Dionísio Bressan Lemos (PP) realizou um requerimento à câmara de vereadores de Tubarão, em busca de sanar a deficiência encontrada em alguns setores por falta de atualização de mapas fornecidos pela prefeitura. Já o vereador Maurício da Silva (PMDB), efetuou um requerimento pedindo a instalação de placas indicativas nos bairros. Ele ressaltou que nas placas entre as divisas de cada bairro deverá constar todas as informações pertinentes a localização. Como: nome do bairro, a distância do centro até o respectivo local, rua e CEP.
O carteiro do Centro de Distribuição Domiciliária (CDD) de Tubarão, Robson Eduardo Souza, trabalha no ramo há 13 anos e apesar das dificuldades encontradas com a falta de numeração de residências e equívocos em nomes de rua, gosta do que faz.
Robson aponta o centro e o bairro Madre (zona rural) como os mais difíceis para a localização. "Por incrível que pareça, o centro é muito complicado, na Avenida Patrício Lima, não dá para soltar um carteiro novo, porque ele volta com todas as cartas".
Com certeza, se os requerimentos forem deferidos pelo prefeito Manoel Antônio Bertoncini Silva (PSDB) a cidade e os profissionais dos correios de Tubarão terão muito o que comemorar.

"Muitas vezes tenho que adivinhar onde fica", admite o cateiro Robson





Casos e acasos dos equívocos postais




"Muitas vezes no local do endereço algumas pessoas determinam a procedência como: perto da casa do fulano. Uma vez no local do endereço estava escrito: rua projetada, sem número. Quando iniciei a pesquisa boca a boca, ninguém sabia quem era o destinatário, até que uma senhora falou: Ah, esse é o nome do "Neguinho"", relembra o carteiro há mais de 25 anos no ramo, Márcio Luciano.


Foto: Cristian Medeiros


Matéria impressa no jornal Notisul, Nº 2.776, ANO 10, quarta-feira, 8 de setembro de 2009.

Desabafo de uma jornalista no interior do país



Aqui estou eu, trabalhando em pleno feriado da independência do Brasil. Longe de casa, longe de tudo. Sem lenço e sem documento, como diz Caetano. Em um local onde ninguém realmente me conhece. Onde conheço bem, se é que se conhece bem uma pessoa por um mês de convivência... um ser. E só. Talvez essa já me baste. Com tanta hipocrisia e mentiras encobertas uma pessoa já está de bom tamanho. Cansada da falta de motivação, do entusiasmo do jornalismo em si. De cor, vida e de alegria. Cadê a parte revolucionária? Talvez o dia-a-dia de uma redação e o mínimo espaço para cuidar de si, para o ócio e quem sabe estudar, tenha sido resumido, editado e minimizado em poucas horas de sono. Mas foi então por isso que batalhei tanto por uma formatura? Por um diploma. Putz, o diploma, cadê ele? Acabou o papel higiênico e possivelmente será a próxima opção.
Em um instante nostálgico, resolvi ver o que os seres pensantes que passaram anos de suas vidas ao meu redor. Tentando assim como eu, um lugar ao sol, uma escadaria com vários topos, que é só pegar um impulso forte, que você consegue alcançar. Será que isso existe mesmo? Ou é utopia?! Invenção de professores universitários. Ah, bom quem sabe.
Só sei de uma coisa, valendo ou não o tal diploma, de muito me serviram os anos de faculdade. Conheci, aprendi e convivi com pessoas incríveis, pessoas essas que de vez em quando leio artigos, poemas, entrevistas e matérias. E que me fazem pensar...
Foda-se a sociedade capitalista, os donos de jornal, os políticos que só pensam no dinheiro e os falsos de coração. Existe algo muito maior que tudo isso. Algo dentro de cada um. O conhecimento, a fé, a luta, o amor. Isso nenhum dia carregado em uma redação, uma palavra amarga de alguém mal amado ou o desprezo de uma pessoa desprezível vai lhe atrapalhar. Porque no fundo, você já sabe, Deus é maior!
Desculpe-me o desabafo, mas instantes como este são mais do que necessários.
TS

Patriotismo – 7 de setembro



O amor ao verde e amarelo



Além da proclamação da independência a cidadania e a participação política são temas que devem ser contestados




Tatiana Stock

Tubarão

O dia da pátria em Tubarão foi muito bem comemorado. Após o período de precaução, que manteve a população em casa, em virtude da epidemia da nova gripe, o tubaronense sai às ruas e mostra seu papel na sociedade. O Sete de setembro reuniu mais de 50 entidades e aproximadamente dez mil pessoas na Avenida Marcolino Martins Cabral.
O tradicional desfile cívico teve início logo após o hasteamento das bandeiras e o pronunciamento de autoridades. A 3ª Cia. do 63º Batalhão de Infantaria (Exército) abriu o caminho às instituições, da casa da cidade em direção à antiga rodoviária.
O major do pelotão da 3ª Companhia de Infrantaria do 63º Batalhão da Infantaria do Comando Militar do Sul, de Tubarão, André Luiz Grenteski, enfatizou que a maioria da população esquece os deveres para com sua pátria e por isso datas como essa devem ser exaltadas. "Temos que aprimorar o patriotismo e o civismo, desde cedo, em casa e na escola", explica. Para o major, existe uma necessidade de reflexão para que a população tenha um maior entendimento e a sociedade possa colher bons frutos.
O prefeito Manoel Bertocini (PSDB), exaltou que a cidade está de parabéns pela rápida recuperação após a gripe A. "Tubarão é dez porque atendeu de pronto, e hoje mostra seu envolvimento com a pátria", alegrou-se. Já o vice-prefeito de Tubarão, Luiz Felipe Collaço (PP) exaltou a importância ao patriotismo e a abertura da democracia. "Me surpreendi com a organização e a dedicação da população e das escolas para que tudo funcionasse e o resultado foi brilhante", enfocou Luiz que acredita que o jovem

Identidade



A família da estudante do colégio Aderbal Ramos, Julia Correa, 10 anos, ficou honrada em ter a filha participando do evento. "Para mim é o melhor feriado do calendário. Fiquei muito feliz em ver a Julia entre as colegas representando sua escola", enfoca o pai, o funcionário público Leandro Aguiar Correa.
O desfile foi positivo também para os trabalhadores informais. Durante todo o trajeto do evento foi possível encontrar todo o tipo de produtos, desde os alimentícios a brinquedos infantis. Para o ambulante Paulo Karate, vendedor de bolas plásticas, as vendas foram duplicadas.



NAS RUAS


O que significa o Sete de setembro para você?

"É uma data muito importante para o país e deve ser lembrada, principalmente pelas crianças para saber valorizar o Brasil".
Marley Folchini, oficial de gabinete da secretaria de educação.


"Significa que devemos continuar lutando por uma real independência, para conseguirmos o tão sonhado reconhecimento".
Assis Nunes Angelo, maquinista aposentado.




"O Brasil está tão enrolado. Oferece tanto para os estrangeiros e tão pouco para os nossos".
Rosaly Costa, professora aposentada.





1822 foi o ano em que Dom Pedro proclamou a independência do Brasil em relação a Portugal, no dia sete de setembro


Fotos: Cristian Medeiros

Matéria capa do jornal Notisul, Nº 2.776, ANO 10, terça-feira, 8 de setembro de 2009.

domingo, setembro 06, 2009

HAJA NARIZ!

SITUAÇÃO DE CALAMIDADE


“Não. Um dia, eu estava apertada, mas, quando cheguei à porta, não tive coragem de entrar”.

border="0" alt=""id="BLOGGER_PHOTO_ID_5378510897802446930" />


A câmara de vereadores de Tubarão fez requerimento para vistoria de banheiro público



Tatiana Stock


Tubarão

A limpeza de espaços públicos é imprescindível para manter a saúde. Porém, há locais onde é visível a falta de higiene. O vereador Ivo Stapazzol (PMDB) chamou a atenção da prefeitura para uma situação calamitosa: o banheiro público do terminal urbano de Tubarão. A responsabilidade da limpeza do local é da prefeitura. O diretor da Vigilância Sanitária, Elias Antônio Gonçalves, admite o problema e ele mesmo ficou horrorizado quando foi constatar, in loco, o fato, na manhã de sexta-feira (4).
“Estava tudo muito sujo e não encontrei ninguém responsável pela limpeza”, constatou.
Por conta da precariedade higiênica e das péssimas condições do local para utilização, Elias promete que uma inspeção será feita terça-feira (8).
O diretor alerta que banheiros, sejam públicos ou em estabelecimentos comerciais,
devem primar pela adequada higienização.
Questionado se caso o problema fosse constatado em um estabelecimento comercial, Elias é enfático na resposta: “Seria interditado!”.

OPINIÃO DA POPULAÇÃO

Você tem coragem de usar o banheiro público do terminal
urbano de Tubarão?


“Às vezes. Mas não me agrada a ideia. De vez em quando, vejo o guarda limpar, mas
não é o bastante”.


José Machado, aposentado.



Albertina Albino da Silva, doméstica.

“Não tem outra opção no centro da cidade. As torneiras nunca funcionam e o cheiro é
insuportável”.


Adilton Borges, vigilante.


Fotos: Cristian Medeiros


Matéria impressa na capa do jornal Notisul, Nº 2.774, ANO 10, 5 e 6 de setembro de 2009.
"Qualquer coisa que a mente do homem pode conceber, pode, também, alcançar." 
William Clement Stone