terça-feira, junho 02, 2009

Medicina natural

Atualmente a medicina natural vem ganhando espaço e clientes, mas mesmo assim enfrenta resistência de alguns médicos


A naturóloga e acupunturista em seu consultório com seus instrumentos de trabalho, o bastão cromoterápico e um boneco com todos os pontos do corpo humano.


Imbituba
Tatiana Stock

É crescente o número de pessoas que buscam deixar de lado os remédios convencionais e aderem aos naturais. Com um tempo maior de tratamento, mas com efeito duradouro e sem contra-indicação as práticas naturais vêem conquistando o mercado.
São muitas as terapias naturais: acupuntura (com agulhas), aroma terapia (óleos), aurículoterapia (pontos na orelha), cromoterapia (utilização de cores), drenagem linfática (massagem manual), fito terapia (plantas), Florais de Bach (essência de flores), geoterapia (lama terapêutica), hidroterapia (utilização da água), massoterapia (conjunto de técnicas de massagem), reflexologia (massagem em pontos reflexos), shiatsu (massagem oriental) e outras.
Entre essas, as mais procuradas são a acupuntura e os florais de Bach. Segundo a medicina tradicional chinesa, a acupuntura devolve a saúde e a qualidade de vida, tem resultados mais imediatos nos tratamentos para dor, mas é indicado para centenas de estados físicos e mentais. Segundo os estudos feitos pelo médico Edward Bach, as vibrações das flores correspondem às diversas características da personalidade humana. Estas essências harmonizam as emoções, restabelecendo o equilíbrio interior.
Na medicina alternativa, o tempo de tratamento é maior, mas o efeito é prolongado e duradouro. “Em um primeiro momento, é mais sutil, mas o tratamento vai direto para a raiz da pessoa, é uma prática natural para um todo”, explica a naturóloga e acupunturista, Giselle Marques Alves.
Ivonete Borges Figueredo de Souza é cabelereira há 18 anos e segundo ela, sempre teve dores fortes referentes ao trabalho e aos movimentos repetitivos. Desde novembro ela está se tratando com medicina alternativa e sente os resultados desde o início do tratamento. “Antes eu sentia muitas dores nas costas e nos braços, vivia a baixo de remédios, hoje faço acupuntura uma vez por semana e desde a primeira aplicação já senti melhora”, alegra-se Ivonete.
A naturóloga, explica que as práticas naturais estão interligadas a medicina convencional. “Não temos como diagnosticar, dependemos de um diagnóstico médico. Muitos médicos são contra por que as vezes tratamos um dor, como uma simples dor normal, mas pode haver algo mais sério por trás. Por isso é necessário uma avaliação médica. Uma medicina complementa a outra”, enfatiza Giselle.
Para uma saúde equilibrada Giselle indica que todos tirem um tempo para si, pratiquem uma atividade, bebam muita água e ensina: “para se alcançar uma vida saudável as mudanças de hábito devem ser feitas aos poucos, para que o corpo vá se acostumando”, finaliza.



Fotos: Tatiana Stock
Matéria impressa no Jornal Popular Catarinense, Ano VIII, Edição 974, Terça-feira, 2 de junho de 2009.

Semana do meio ambiente traz conscientização a população



A semana que rodeia o dia mundial do meio ambiente traz programação ambiental à cidade e nos faz refletir ações

Imbituba
Tatiana Stock

sexta-feira (5) é dia mundial do meio ambiente, durante toda a semana, questionamentos e pensamentos rondam esse assunto de estrema importância para o futuro da humanidade. Muito se discute e mesmo com muitas ações que estão sendo realizadas ainda assim é pouco em comparação aos abalos ocasionados pelo homem.
Com o intuito de despertar o compromisso de preservação ambiental e conscientização a prefeitura através da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Educação promoverão atividades para marcar o dia mundial do meio ambiente. O evento acontece das 9h às 17h no salão paroquial do centro da cidade e é aberta a toda a população.
Mesmo com campanhas ambientais e inúmeros projetos, falta conscientização da população, pois cada um pode fazer sua parte, mesmo que pequena e aparentemente inútil, mas que a longo prazo, pode alongar a vida.
Um exemplo de cidadã que faz sua parte independente dos outros, é a dona Lídia de Almeida que fez um jardim para decorar a rua em frente a sua loja, que mesmo com todo o seu emprenho, ainda assim as pessoas jogam papel, plástico e muitas vezes cigarro aceso, que acaba matando as flores. Mas Lídia é persistente e não desiste. “Esse jardim foi uma luta muito grande, fomos na prefeitura fazer o pedido de uma licença para se construir o jardim, só assim é possível mexer no canteiro”, Lídia de Almeida.
Pense a respeito durante a semana voltada ao meio ambiente e em como você, como cidadão, humano e natural pode fazer sua parte e contribuir com um futuro saudável para sua casa, seu bairro, cidade, país e toda a humanidade. Separe o lixo, construa fossas de raiz, denuncie esgote irregular e sinta-se útil ao ecossistema e as próximas gerações





Programação
9hàs 12h – Feira de adoção de cães
10h e 15:30h – Apresentação do Projeto “Reciclando Lixo Preservando Vidas” (Câmara de Vereadores)
9h às 17h – Apresentações: Projetos escolares de Educação Ambiental (stands e apresentações artísticas); Projetos ambientais de entidades parceiras; vídeos com os temas: água, lixo e reciclagem, mudanças climáticas e aquecimento global.


Imagens do canto norte da Praia do Porto em imbituba - SC, fotos: Tatiana STock.
Matéria impressa no Jornal Popular Catarinense, Ano VIII - Edição 974, Terça-feira, 2 de junho de 2009.

segunda-feira, junho 01, 2009

Ministro da pesca visita sul de Santa Catarina


Momento da entrega das máquinas para os representantes de Imbituba

Governo disponibilizou 180 computadores para atender pescadores de todo o território nacional, sendo que desses, 18 destinados a região



Imbituba
Tatiana Stock

O ministro Altemir Gregolin, da secretaria Especial de Agricultura e Pesca (SEAP), esteve nas Colônias de pescadores de Imbituba, Laguna e Imaruí na terça-feira (26). O motivo foi a entrega de computadores para futuros cursos profissionalizantes para o pescador e sua família, informatizando as colônias e dando oportunidade de conhecimentos de informática.
De acordo com o ministro, o governo adquiriu 180 computadores, para ser distribuídos nas colônias de pescadores de todo o Brasil. Durante as entregas Gregolin ressaltou a importância de ter políticas de estímulo e progresso para a pesca no país. “Os equipamentos trarão benefícios aos municípios e sustentabilidade a vários setores”, destaca.
E o ministro comenta também sobre a lei que regulamenta a pesca no Brasil, que está em discussão e que pode ser aprovada futuramente no Congresso Nacional. E enfatiza que possivelmente nos próximos dias, a câmara e o senado sancionem o projeto que converte a secretaria Especial de Agricultura e Pesca (SEAP) em ministério terminantemente. “Somos o maior produtor na marecultura, com mais de 20 mil piscicultores, e produzimos cerca de 165 mil toneladas de pescado por ano. Mas temos potencial para muito mais, para isso, precisamos de uma política de longo prazo, por isso precisamos de um ministério”, completa. A lei da pesca será votada dia 29 de junho, e moderniza a lei de 1967, incluindo as mulheres para que no futuro as novas políticas possam continuar.
O deputado estadual do PT, Décio Goes, esteve presente durante as entregas e está confiante quanto a criação do ministério da pesca. “A capacitação e inclusão digital é de suma importância, assim como a secretaria que se der certo se transformará em ministério”, diz.




Imbituba

Em Imbituba, além dos seis computadores, o ministro informou que dentro de um mês será entregue uma fábrica de gelo, para três toneladas, que servirá para atender aos pescadores e auxiliar na conservação do pescado e trazer mais renda aos profissionais.
Durante a cerimônia o presidente da Colônia de pescadores Z 13, Antônio Teixeira, juntamente com o secretário municipal de Agricultura e Pesca (SEAP), Evaldo de Souza, entregaram em mãos os pedidos para uma retro-escavadeira, e recursos financeiros para a construção de trapiches em portos pesqueiros comunitários, além de recursos para a viabilização de um centro de comercialização de produtos de pescadores artesanais, agricultores familiares e artesãos. Além do pedido para que a pesca subaquática passe de 50m para 500m a partir dos costões, alegando que o número de pescadores da região ultrapassa 5 mil, e o esporte causa transtorno junto aos pescadores artesanais.
Foram levados ao consentimento do ministro alguns problemas da região como a poluição das águas e a diminuição de animais marinhos na costa. “Vocês levantaram a problemática do complexo lagunar. Saio preocupado, com o camarão e o peixe sumindo, muitas medidas são de médio e longo prazo. Estamos implantando política de desenvolvimento territorial e um fórum permanente que seja um instrumento de debate, para que os recursos possam chegar. Assim comprometemos todos os governos para buscar saúde duradoura, com o compromisso discutir esses problemas”, explica Gregolin.

Laguna

O ministro esteve em Laguna, na Colônia de Pescadores Z-14, onde além dos computadores, Gregolin anunciou a entrega em 30 dias de uma lancha, avaliada em R$ 1 milhão, para a Polícia Ambiental realizar a fiscalização das lagoas e embarcações.
“Queremos investir aqui com mais força, o Terminal Pesqueiro é o mais importante do sul do país. Por ser público, nós temos mais condições de fazer investimentos”, anunciou o ministro. Entre as propostas de políticas públicas estão: a implantação da feira de pescados, dragas, subsídios ao óleo diesel, trapiches, centro de recepção de pescados, caminhões, maquinas, fábricas de gelo e outras.
Para o prefeito Célio Antônio “Laguna vive um grande momento e aproveitamos a vinda do ministro para solicitar apoio de investimentos ao Terminal Pesqueiro, também uma feira de pescados para atender os pescadores que hoje estão impedidos pela justiça de venderem seus produtos, e apoio para a carcinicultura, que volta desenvolver suas atividades, proporcionando um incremento na economia do município”, ressaltou.

Imaruí
Em Imaruí o ministro esteve na Colônia Z-17, entregando seis computadores, e logo depois foi instalada uma unidade modelo de criação de tilápia na cidade. Iniciativa que surgiu de um morador do município e com o apoio da SEAP.
O prefeito Amarildo agradeceu o apoio do Ministro e salientou a importância desses equipamentos para o município. “Sentimo-nos honrados em receber essas máquinas e temos certeza que serão de grande importância para os nossos pescadores”, afirma.


Representantes do governo Federal, Estadual e do município são unânimes na questão dos benefícios para os pescadores

Fotos: Tatiana Stock
Matéria impressa no Jornal Popular Catarinense - Ano VIII - Edição 973, Imbituba - SC, sexta-feira, 29 de maio de 2009.
"Qualquer coisa que a mente do homem pode conceber, pode, também, alcançar." 
William Clement Stone