sábado, agosto 01, 2009

Música pela paz em New York

Grupo de ativistas da "big apple" gravam vídeo com canção escrita por Mark Lesseraux, com o tema "Queremos a paz na Terra". No vídeo várias pessoas caminham por pontos turísticos de Nova York com camisetas, panfletos, faixas e globos divulgando a Marcha Mundial pela Paz e não violência. A canção pode ser ouvida também nos sites de divulgação do movimento: www.worldmarchusa.net /www.theworldmarch.org
Com certeza se mais pessoas criarem essa consciência a paz se tornará algo comum, assim como a preocupação ambiental.

Atenção pais para o “Dia D”


Mesmo erradicada no país a vacinação contra a Poliomielite é de extrema importância para que não retornemos a ter o vírus

Imbituba
Tatiana Stock


A partir do da segunda-feira, 17 de agosto, inicia-se a segunda etapa da vacinação contra a Poliomielite, onde todas as crianças entre zero e cinco anos devem ser vacinadas.
Todas as creches da cidade serão visitadas durante a sexta-feira (21) pela equipe vacinadora da unidade Sanitária Central e no sábado (22) acontecerá o “Dia D” (Dia nacional contra a pólio), onde todas as unidades e ambulatórios municipais estarão abertos das 8h às 17h, sem intervalo para almoço. Essa é a chance dos pais que não vacinaram seus filhos poderem levá-los até um posto de saúde para tomarem as gotinhas. Não tem custo e é indolor. É importante que a população entenda a importância da necessidade de vacinação para que a pólio seja erradicada em todo o mundo.
Segundo a coordenadora de imunização do município, Denise Antunes Pires, a vacinação na região está entre 96 a 100%, e é de extrema importância já que Imbituba é uma cidade turística. “Toda e qualquer cidade turística tem que ter uma atenção redobrada, pois alguma criança de fora pode trazer o vírus”, enfatizou Denise.

Pólio

A poliomielite é também conhecida como paralisia infantil quando ataca crianças, é uma infecção viral causada pelo poliovírus. A doença pode ser moderada ou severa. Nos casos mais graves além da paralisia, pode levar à morte.
A única forma eficiente de controlar a poliomielite é manter a maior taxa possível de vacinação na comunidade.

Fique atento

O último caso de pólio registrado no Brasil foi no ano de 1989, na cidade de Souza (PB). A partir daí, sem mais registros da doença, a Organização Mundial de Saúde (OMS) avaliou a poliomielite erradicada em todo o continente.
A vacina é de suma importância, pois mesmo a pólio estando erradicada no país, lamentavelmente não está imune em todo o mundo. Existem quatro países ainda endêmicos: Índia, Afeganistão, Paquistão e Nigéria. De acordo com dados da organização Rotária, em 2006, 79% das crianças do globo foram vacinadas; e isso, interfere, já que o homem é o transmissor (pelas fezes), com a migração humana, o vírus se propaga rapidamente, infectando países onde a pólio já não existia.

Matéria impressa no jornal Popular Catarinense, ANO VII, Nº 991, sexta-feira 31 de julho de 2009.

Estacionamentos públicos para motos são zonas de risco

Alto índice de assaltos a motocicletas no centro da cidade assusta moradores


Local específico para viatura policial ao lado do espaço destinado ao estacionamento de motocicletas.


Imbituba

Tatiana Stock


Estacionamentos específicos para motocicletas são vantagens para os motoqueiros e para os motoristas de automóveis, já que dessa forma um não atrapalha o espaço do outro. No centro de Imbituba são constantes os locais lotados de motos, apontando o alto índice da população que possui esse meio de transporte por facilidade, rapidez e economia. O problema é que sabendo de tudo isso, os ladrões aproveitam o tempo que as motocicletas permanecem paradas para levá-las em questão de minutos.
Foi o que aconteceu com o comerciante Fábio Lopes, proprietário da moto Honda, modelo CG 125 Titan ES, na cor vermelha, placa MBJ 6896, que foi roubada às 14h durante a semana passada em frente à loja Maluka, na área central da cidade.
De acordo com Lopes, um sujeito fica de olho no estacionamento enquanto o outro segue o proprietário da motocicleta até o local e avisa o parceiro por telefone celular.
O funcionário do comerciante que estava com a moto, percebeu a movimentação e logo após seu retorno do banco (cerca de 30 min.) não encontrou mais a motocicleta.
Segundo informações da funcionária Simone de Souza, da loja Ellios, em frente ao local onde se estacionam motos, a PM passa algumas vezes por dia em frente às motos, mas nunca avistou os policiais utilizando o espaço destinado a viatura, ao lado do estacionamento.
O motoqueiro Asdrubal Manoel Soares, diz que sempre deixa sua moto no local e que já ouviu falar de muitos roubos. Prevenido tem trava e cadeado na motocicleta. “É a primeira vez que me dei conta que esse espaço ao lado das motos é para a polícia. Realmente nunca vi nenhuma viatura parada aqui”, enfoca Soares que trabalhou de vigia no banco do Brasil e sempre deixou a moto parada no local.
Foi entrado em contato com a PM de Imbituba, mas de acordo com o soldado Guimarães não havia como informar o número de motocicletas roubadas durante o último mês.


Foto: Tatiana Stock

Matéria impressa no jornal Popular Catarinense, ANO VIII, Nº 991, sexta-feira 31 de julho de 2009.

Pingüins encontrados no litoral sul de SC

Animais marinhos começam a aparecer no litoral catarinense e as organizações ambientais alertam o que deve ser feito





Imbituba

Tatiana Stock


Dois pingüins da espécie spheniscus magellanicus, foram encontrados na praia do porto na terça-feira (28), e entregues a APA da Baleia Franca.
A dupla de pingüins é jóvem de acordo com o estudante de medicina veterinária da UFRGS, Derek Blaiser de Amorim. E não vieram da Antártida como a maioria das pessoas acredita. “Esses animais vem da Argentina e acabam se dispersando do grupo aparecendo na costa brasileira. No ano passado alguns pingüins foram encontrados até na Bahia.”
É importante que a população não retire os animais da praia, em caso de encalhe deve-se telefonar imediatamente para órgãos competentes para que estes possam recolhê-lo e tratá-lo da maneira correta e sem danos a espécie. O estudante de veterinária lembra alguns erros cometidos sem querer por moradores tentando ajudar. “Algumas pessoas tentando salvar os pingüins colocaram-os no gelo acreditando que eram da Antártida e infelizmente eles não resistiram”, lamenta Amorim.
De acordo com dados da APA da Baleia Franca, no ano de 2008, 462 pinguins chegaram até a instituição, desses, 390 já estavam mortos e 72 vivos.
Luciana Magnabosco de Paula Moreira, analista ambiental da APA da baleia franca, explicou que após serem recebidos na APA, os animais passam por um estágio de observação e exame externo, a partir daí, são hidratados e encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Selvagens (Cetas), em Florianópolis.
A APA da Baleia Franca e as entidades parceiras são responsáveis pelo atendimento e estudo de animais marinhos nos nove municípios que fazem parte dos 130 Km da unidade de conservação.





APA da Baleia Franca – 3255-0735
Núcleo de Fauna IBAMA/SC – 3212-3368
Pelotão de Polícia Militar Ambiental – Florianópolis – 3269-7111
3º Pelotão de Polícia Militar Ambiental - Laguna – 3644-1728





Matéria impressa no jornal Popular Catarinense, ANO VIII, Nº 991, sexta-feira, 31 de julho de 2009.

quinta-feira, julho 30, 2009

Relembrar é viver

No vídeo você confere os DJs curitibanos Araújo e Bad, durante a clássica noite underground de techno da capital. Essa edição da Technose aconteceu no espaço Roxy, no centro antigo da cidade de Curitiba (PR), em 02 de dezembro de 2008. Tocando em uma jaula de metal, os DJs se revezaram com os clássicos do techno e fizeram com que o seleto grupo dançasse até amanhecer.
Uma sonzera clássica que vale a pena conferir!



DJ Bad e DJ Araújo no espaço Roxy

Technera forte no Vale do Itajaí - SC

Com um line muito bem elaborado, aumentando gradativamente a força e o impacto dos bpms, a E - drinks reuniu amigos e amigos de amigos, com a conhecinha lista amiga e fez de uma simples data, uma noite para ser lembrada por muito tempo.
O Babilônia Eletrônika esteve presente e traz alguns flashes do que rolou nas terras catarinas.










































segunda-feira, julho 27, 2009

PM de saia

Policial Militar feminia fala sobre o espaço da mulher dentro da instituição


A sargento Rute Maria Amaro, condecorada com brasão de mérito por mais de 20 anos prestados a comunidade.


Imbituba

Tatiana Stock


Condecorada com brasão de mérito por mais de 20 anos prestados ao trabalho militar, durante a solenidade do segundo aniversário da companhia de Policiais Militares de Imbituba, na segunda-feira (27), na praça Henrique Lage, o 1º Sargento Rute Maria Amaro analisa o papel da mulher dentro da instituição.
“Ser uma PM no início foi difícil, na época que entrei era algo só para homens. Ultrapassei vários obstáculos e não foi fácil. A população não estava preparada e nem a tropa.Fomos treinadas para atender mulheres, idosos e crianças e com o passar do tempo, aderimos a todas as atividades, sem diferença com os homens em termos de treinamento”, relembra Rute Maria Amaro.
Segundo a sargento, não é fácil para as mulheres conseguir completar todos os exercícios físicos por não terem a força bruta de um homem, mas em questões de habilidade técnica elas estão no mesmo nível e hoje mesmo poucas, existem mulheres em todas as áreas da PM na região.
Rute trabalha na Polícia Militar ha 23 anos e segundo ela, uma das vezes mais marcantes exercendo a profissão, foi um parto realizado na praia dos Ingleses em Florianópolis. “A emoção de trazer o Mateus, que hoje deve ter seus cinco anos, a vida, foi algo inesquecível”, emociona-se Rute.
Sobre violência, a oficial enfatizou que ainda hoje existe uma tendência cultural em que o homem pode mais e que a mulher deve ser submissa.

Fotos: Tatiana Stock

Matéria impressa no Jornal Popular Catarinense, ANO VIII, Nº 990, terça-feira, 28 de julho de 2009.

Maior navio em águas catarinenses atraca em Imbituba

Navio da empresa CSAV Rio de Janeiro passa por SC e escolhe o porto de Imbituba pela capacidade de receber embarcações de grande porte



A embarcação de 294,13m de comprimento e 32m de largura, com capacidade para 5.300 contêineres de 30 pés.


Imbituba

Tatiana Stock


O navio da empresa CSAV, com o nome de “Rio de Janeiro” atracou pela primeira vez no estado de Santa Catarina, no porto de Imbituba. A embarcação de 294,13m de comprimento e 32m de largura, com capacidade para 5.300 contêineres de 30 pés, sendo uma das maiores embarcações de contêineres que trabalha na costa nacional. Chegou na sexta-feira (24) por volta das 9:30h, vindo da cidade de Rio Grande (RS), e permaneceu até as 18h, quando saiu em direção a Santos (SP).
De acordo com profissionais da Tecon Imbituba, (terminal operado pela Santos Brasil), o porto de Imbituba foi escolhido por ser uma das opções da região sul do país com capacidade para receber navios deste porte.
“Esse porto tem condições seguras para manobra, além de possuir uma baía aberta e tranqüila para esse tamanho e até para navios maiores”, explicou o operador de contêineres Rogério Adriano da Silva.
Após Santos o “Rio de Janeiro” realiza o serviço ASAX (Ásia e Costa Leste da América do Sul), onde fará todo o contorno da Ásia e retornará ao porto de Imbituba em aproximadamente 70 dias. Sua carga é composta por alimentos congelados e a tripulação é composta por 24 marinheiros de diversas nacionalidades.


Rogério Adriano da Silva, mostrando seu instrumento de trabalho.


Fotos: Tatiana Stock

Matéria impressa no jornal Notisul (Tubarão/SC) e no jornal Popular Catarinense, ANO VIII, Nº990, terça-feira, 28 de julho de 2009.
"Qualquer coisa que a mente do homem pode conceber, pode, também, alcançar." 
William Clement Stone