quarta-feira, setembro 30, 2009

Chuva provocou uma morte no estado

Dos 77 municípios prejudicados com o mau tempo, 24 já decretaram situação de emergência




Tatiana Stock
Tubarão



O mau tempo trouxe prejuízos a 77 cidades de Santa Catarina, com queda de granizo, vendaval e fortes chuvas que atingiram o estado desde o último sábado. Cerca de 24 municípios já enviaram à Defesa Civil decreto de situação de emergência.
Ontem, foi confirmado o primeiro óbito resultante das chuvas.
A morte ocorreu no Campo Belo do Sul, no Planalto Serrano. Clóvis Roberto Belin, 30 anos, atravessava de carro uma ponte alagada, foi arrastado pela correnteza
e não sobreviveu.
Em Tubarão, o nível do rio baixou e tranquilizou a população. O nível ontem era de 2,99 metros acima do, às 19 horas. Segundafeira, chegou à marca de 4,40 metros acima do nível normal, segundo a estação meteorológica Oregon (que expressa a altura da água em relação ao nível do mar). Esse dado reforça o que engenheiro químico da Oregon, Rafael Marques, avaliou na ocasião: “Tubarão não precisa se preocupar em
relação ao rio nesse momento”.
A maior preocupação das autoridades, agora, não está restrita ao nível do rio, mas ao solo, que está úmido e sujeito a deslizamentos.
No litoral, Imbituba decretou situação
de emergência segundafeira.
Os maiores problemas são alagamentos e deslizamentos em construções irregulares. O presidente da coordenadoria municipal de defesa civil (Comdec) de Imbituba, Anderson
Martins Bernardino, informou que, das duas famílias deslocadas de suas casas, por suspeita de desmoronamento, uma já havia sido interditada. “A residência do morro do Pacheco, no bairro Mirim, foi interditada pela Defesa Civil há um mês. É uma área
invadida e em virtude disso, a prefeitura não pode prestar auxílio”, justifica.

OUTRAS CIDADES

Em Araranguá, o vendaval atingiu duas mil pessoas, uma família
desalojada e 562 imóveis danificados. Em Içara, 6.353 pessoas
foram atingidas, dez estão desabrigadas, 43 desalojadas e 494 edificações
foram danificadas. No extremo-sul, em Sombrio, o granizo
afetou 4,5 mil pessoas e 412 edificações foram danificadas.


Foto: Cristian Medeiros


Matéria impressa no jornal Notisul, ano 10, nº2.795, quarta-feira, 30 de setembro de 2009.

terça-feira, setembro 29, 2009

Na região, os problemas de sempre

Chuvas | Cerca de 58 cidades foram prejudicadas



No total, 17 cidades decretaram situação de emergência em Santa Catarina


Tatiana Stock
Tubarão


Os catarinenses têm sido frequentemente castigados pelas ações climáticas. Pelo menos
58 municípios registraram prejuízos causados pelo temporal que atinge todo o estado desde o fim de semana, e 17 cidades decretaram situação de emergência (até 19h30min de ontem).
Na Amurel, a maioria das cidades sofreu ‘apenas’ os problemas de sempre -alagamentos, desmoronamentos leves e rios com o nível bem acima do normal. Imbituba, segundo relatório da Defesa Civil, foi o mais afetado: 12 famílias estão desabrigadas e 20 edificações danificadas.
Na noite de ontem, o rio Tubarão ficou 4, 40 metros acima do nível do mar, de acordo com a medição da estação meteorológica Oregon, localizada no bairro Vila Moema. Em função das chuvas torrenciais, alguns pontos da cidade ficaram alagados. A região em
torno da rodoviária, por exemplo, ficou crítica. “Tem só uma bomba de recalque, que não é suficiente para suprir a quantidade de água. Isso acontece porque as comportas
da saída da tubulação do rio estão fechadas, e a água que está fora e não volta para o rio não consegue ser puxada por só uma bomba”, justifica o secretário de desenvolvimento urbano da prefeitura de Tubarão, Nilton de Campos.
Na avenida Getúlio Vargas, na beira-rio (em frente ao Angeloni), o solo ficou bastante vulnerável na margem e provocou deslizamento.
Segundo Nilton, foram realizadas algumas ações emergenciais, como limpeza de bueiros e caixas coletoras, para minimizar os problemas.
De sexta-feira até as 19h30min de ontem, choveu 90 milímetros em Tubarão, praticamente o total de um mês em somente três dias. “Os rios já começaram a baixar.
A população da região pode ficar tranquila em relação a inundações, pelo menos para os próximos dias”, tranquiliza o engenheiro químico da Oregon, Rafael Marques.


Na avenida Getúlio Vargas, em frente ao Angeloni, o solo ficou vulnerável e houve desbarrancamento

NÍVEL DE CHUVA DE SÁBADO À SEGUNDA-FEIRA:

• Farol de Santa Marta (Laguna) 93,8 mm
• Urussanga 122,0 mm
• Araranguá 125,4 mm
• Tubarão (Vila Moema) 90,0 mm
• Anitápolis 101,8 mm
• Orleans 94,6 mm
• São Ludgero 103, 00 mm
• Anitápolis 102,00 mm

PREVISÃO DO TEMPO

De acordo com dados do centro de informações de
recursos ambientais e de hidrometeorologia de Santa
Catarina (Ciram/Epagri), a temperatura continua em queda,
com mínimas entre 7º C e 11º C hoje, do oeste ao
sul do estado. Quinta-feira, novas áreas de instabilidade
provocarão chuva fortes.

RIO TUBARÃO

O nível do Rio Tubarão exibido no
site da estação meteorológica Oregon
(a medição é feita no bairro Campestre)
expressa a altura da água em relação ao
nível do mar. Diferente da régua instalada
atrás do Farol Shopping. Enquanto a
estação apontava o rio 4,4 metros acima
do nível às 16 horas de ontem, a régua
indicava 3,9 metros.

ATENÇÃO

Os motoristas que trafegam na SC-438
(entre Tubarão e Braço do Norte) e BR-101
(no trecho de Garopaba a Tubarão) devem
ficar atentos quanto aos buracos em abundância.

82 mil é o número de pessoas afetadas em Santa Catarina, segundo a Defesa Civil.


6mil casas ficaram danificadas no estado com as tempestades.


OUTRAS CIDADES DA REGIÃO

• São Ludgero - o nível do rio subiu um metro durante o dia de ontem e alcançou 4,16
metros acima do nível.
• Orleans - o rio manteve-se na média de dois metros acima do nível normal.
• Braço do Norte - das 7 às 17 horas de ontem, o nível do rio passou de 2,5 metros
para 4,5 metros.
• Laguna - foram registradas quatro ocorrências de alagamentos no perímetro urbano.
“Mas nada grave”, relatou o sargento José Feliciano Alves, do Pelotão de Bombeiros
Militar de Laguna.
• Jaguaruna - os bombeiros voluntários informaram que, na Praia do Campo Bom, uma tromba d’água, formada durante a tempestade da madrugada de domingo, arrancou o telhado inteiro de uma casa. “Toda a parte superior da residência foi arrancada. Havia sete pessoas, e ninguém ficou ferido. Utilizamos uma unidade de resgate com três bombeiros e uma ambulância”, conta o soldado Maicon Lauriano.
• Grão-Pará - o maior prejuízo será contabilizado na agricultura. Aproximadamente 30% da safra do fumo já está comprometida. Houve deslizamentos, e nenhuma estrada foi interrompida.
• Santa Rosa de Lima - houve queda de barreiras e deslizamento de encostas.

Fotos: Cristian Medeiros

Matéria impressa no jornal Notisul, ano 10, nº2.794, terça-feira, 29 de setembro de 2009.

Tonho Crocco adere a marcha mundial pela Paz e a não-violência



O cantor e compositor Tonho Crocco aderiu à marcha mundial pela paz e a não-violência. O artista é contra todo o tipo de violência e assina em baixo pela paz.
Ele que agora terminou de lançar seu disco solo, "Teto Solar", confessa que deu uma pausa com a banda Ultramen, mas que é só um tempo para espairecer, logo logo ele retorna a ser à voz de uma das primeiras banda de samba rock do sul do Brasil.

Abaixo você confere a adesão de Tonho e uma palinha de seu show no Pico da Tribo, na praia do Rosa, em Imbituba (SC). Vale a pena conferir!



Equipe base começa travessia na Nova Zelândia em 2 de outubro



Brasil realiza eventos simultâneos para marcar início da Marcha Mundial pela Paz e a Não Violência


• Equipe base internacional começa em Wellington, na Nova Zelândia, a travessia pelos seis continentes no próximo dia 2 de outubro, dia do nascimento de Mahatma Gandhi.
• Iniciativa da ONG Mundo sem Guerras, que já envolve milhares de outras organizações, personalidades e cidadãos, pretende ser a maior campanha pacifista da história para exigir o fim das armas nucleares, das guerras e da violência.
• Brasil organiza dezenas de eventos simultâneos entre 1º e 4 de outubro nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Paraná e outros.
Faltam poucos dias para que a equipe que sairá de Wellington, Nova Zelândia, em 2 de outubro de 2009, comece a travessia pelos seis continentes, que culminará em Punta de Vacas, aos pés do Monte Aconcágua, na Argentina, no dia 2 de janeiro de 2010.

Trata-se da Marcha Mundial pela Paz e a Não-Violência que, mesmo antes de começar o percurso internacional, já tem promovido um aquecimento com eventos e intervenções. Adesões de personalidades tão diversas como artistas Jane Fonda, Penélope Cruz e Zubin Mehta, o escritor José Saramago, Dalai Lama, Sarah Onyango Obama – avó do presidente dos EUA - Noam Chomsky, e até chefes de Estado, como o boliviano Evo Morales, o equatoriano Rafael Correa, a chilena Michelle Bachelet, entre outros.
“Em todos os lugares por onde a marcha passar, vamos pedir pelo fim dos arsenais nucleares e pela retirada imediata de tropas dos países invadidos, além de pressionar pela redução progressiva de todos os tipos de armas e todas as formas de violência. Queremos dar ao mundo esse grande sinal e, assim, contribuir para criar uma consciência planetária de paz e não-violência” comenta Rafael de la Rubia, idealizador da marcha e coordenador mundial da ONG Mundo sem Guerras.
Em cada lugar, a equipe base multicultural, formada por pessoas de dezenas de países e etnias, será recebida por um comitê local e participará de atividades diversas, tais como concertos musicais, atos ecumênicos, caminhadas simbólicas, dentre outros. “A passagem da equipe base no Brasil vai aglutinar centenas de atividades pela paz que estamos organizando para contribuir com esta que pretende ser a maior manifestação pacifista da história”, diz o jornalista Alexandre Sammogini, porta-voz da marcha no Brasil. Serão mais de 90 países e cerca de 160 mil quilômetros de travessia em diversos meios como ônibus, bicicleta, trem, barco, avião e outros.
www.theworldmarch. org (site da marcha em mais de 20 idiomas)

BRASIL REALIZA EVENTOS SIMULTÂNEOS EM DEZENAS DE CIDADES

Serão realizados eventos de mobilização da Marcha Mundial em dezenas de cidades brasileiras em torno do dia 2 de outubro. Confira lista das principais atividades:
São Paulo – 1º. de outubro – Cerimônia na Câmara Municipal de São Paulo - 18h.
2 de outubro – Ato de lançamento oficial – Faixa de 30 metros desenrolada por alpinistas na fachada do Shopping Light – Viaduto do Chá – 12h .
De 1 a 4 de outubro – atividades diversas na USP, SESC, bairros da capital e cidades da Grande São Paulo e interior.
Rio de Janeiro – 1º. de outubro – Câmara Municipal Rio de Janeiro – 18h.
2 de outubro – Assembléia Legislativa – 10h – Símbolo Humano na Cinelândia – Homenagem a Gandhi - Participação do MHuD – com atores famosos
Recife – 2 de outubro - Conferência na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Rio Grande do Sul – 2 de outubro - Ato Cultural em Porto Alegre – às 14h
3 de outubro – Evento com estudantes em Canoas – Secretaria de Educação – 9hs
Agenda completa: www.pressenza. com (Idioma “português” – coluna da esquerda)

PASSAGEM DA EQUIPE BASE PELO BRASIL

Está prevista a chegada da equipe internacional no dia 16 de dezembro em Recife (PE), para depois passar por Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS). Em cada um destes Estados, há um porta-voz que representa a equipe local da Marcha (ver lista no final).
As informações, fotos e vídeos das atividades da marcha no Brasil são acessadas pelo site nacional - www.marchamundial. org.br - e pela rede - www.marchamundial. net . “O site e a rede, assim como a marcha, são muito colaborativos. Através deles é possível incentivar a realização de eventos simultâneos da marcha em diversas cidades e bairros. Qualquer pessoa ou entidade pode entrar em contato e tomar a iniciativa de promover atividades de difusão da Marcha Mundial”, comenta Alexandre Sammogini.

domingo, setembro 27, 2009

De pouquinho em pouquinho se alcança


Cooperação | Em busca de um novo carrinho



Com a freguesia garantida, o pipoqueiro precisa de recursos para um novo carrinho e manter-se no ramo

A ajuda fará com que a clientela não deixe de saborear as famosas pipocas



Tatiana Stock
Tubarão


Pipoqueiro há 26 anos,Italino Geraldi Bonelli, figura marcante do calçadão de Tubarão, está perto de conseguir um novo carrinho. Duas empresas avaliaram o estado de seu instrumento de trabalho e informaram que a reforma é inviável. Agora, seu Italino precisa de R$ 2.560,00 para a aquisição um novo carro.
Na edição da última segunda-feira, o jornal Notisul abordou a necessidade do pipoqueiro para efetuar a reforma. Após a publicação da matéria, a redação
foi procurada por algumas pessoas. Se fosse possível simplesmente uma reforma, seu Italino já teria alcançado o seu objetivo. Mas a meta a ser alcançada ficou mais alta.
O dono da Gelox Refrigeração, Luiz Carlos Locks Ferreira, avaliou a estrutura do carrinho do pipoqueiro. "Está todo enferrujado. Mesmo que fosse trocada toda a estrutura, ficaria muito pesado para ele carregar. Italino merece um carrinho de fibra, com pneus de borracha e estrutura de inox,
para durar muitos anos", analisa Carlos.
O preço de um carrinho de pipoca gira em torno de R$ 4.500,00. E seu Carlos conseguiu
um a preço de custo, por R$ 2.560,00. E ainda se comprometeu em bancar o frete. Seu Italino agradece!

VOLUNTÁRIOS

O comerciante Saide Torquato Rahin sentiu-se sensibilizado com o pedido de auxílio de Italino e prontificou-se a ajudar. "Conheci a mãe e o pai dele, o famoso Três Pulinhos.
Sempre consumi as pipocas da família, desde a época da escola, quando estudava no Ginásio Santíssimo Sacramento(Irmãs Baianas), no bairro Oficinas", lembra Saide.
O comerciante de caminhões Kinho Margotti também se prontificou em ajudar o pipoqueiro. "Ele é da mesma cidade que eu, Treze de Maio, conheci os pais dele e sei que é uma boa pessoa", enfatizou. Mesmo com a boa vontade e iniciativa dos empresários, ainda não foi alcançado o valor necessário. Talvez a sua ajuda seja o determinante para garantir a sobrevivência do trabalhador.



Foto: Cristian Medeiros

Matéria impressa no jornal Notisul, ano 10, nº 2.791, sexta-feira, 25 de setembro de 2009.
"Qualquer coisa que a mente do homem pode conceber, pode, também, alcançar." 
William Clement Stone