terça-feira, setembro 29, 2009

Equipe base começa travessia na Nova Zelândia em 2 de outubro



Brasil realiza eventos simultâneos para marcar início da Marcha Mundial pela Paz e a Não Violência


• Equipe base internacional começa em Wellington, na Nova Zelândia, a travessia pelos seis continentes no próximo dia 2 de outubro, dia do nascimento de Mahatma Gandhi.
• Iniciativa da ONG Mundo sem Guerras, que já envolve milhares de outras organizações, personalidades e cidadãos, pretende ser a maior campanha pacifista da história para exigir o fim das armas nucleares, das guerras e da violência.
• Brasil organiza dezenas de eventos simultâneos entre 1º e 4 de outubro nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Paraná e outros.
Faltam poucos dias para que a equipe que sairá de Wellington, Nova Zelândia, em 2 de outubro de 2009, comece a travessia pelos seis continentes, que culminará em Punta de Vacas, aos pés do Monte Aconcágua, na Argentina, no dia 2 de janeiro de 2010.

Trata-se da Marcha Mundial pela Paz e a Não-Violência que, mesmo antes de começar o percurso internacional, já tem promovido um aquecimento com eventos e intervenções. Adesões de personalidades tão diversas como artistas Jane Fonda, Penélope Cruz e Zubin Mehta, o escritor José Saramago, Dalai Lama, Sarah Onyango Obama – avó do presidente dos EUA - Noam Chomsky, e até chefes de Estado, como o boliviano Evo Morales, o equatoriano Rafael Correa, a chilena Michelle Bachelet, entre outros.
“Em todos os lugares por onde a marcha passar, vamos pedir pelo fim dos arsenais nucleares e pela retirada imediata de tropas dos países invadidos, além de pressionar pela redução progressiva de todos os tipos de armas e todas as formas de violência. Queremos dar ao mundo esse grande sinal e, assim, contribuir para criar uma consciência planetária de paz e não-violência” comenta Rafael de la Rubia, idealizador da marcha e coordenador mundial da ONG Mundo sem Guerras.
Em cada lugar, a equipe base multicultural, formada por pessoas de dezenas de países e etnias, será recebida por um comitê local e participará de atividades diversas, tais como concertos musicais, atos ecumênicos, caminhadas simbólicas, dentre outros. “A passagem da equipe base no Brasil vai aglutinar centenas de atividades pela paz que estamos organizando para contribuir com esta que pretende ser a maior manifestação pacifista da história”, diz o jornalista Alexandre Sammogini, porta-voz da marcha no Brasil. Serão mais de 90 países e cerca de 160 mil quilômetros de travessia em diversos meios como ônibus, bicicleta, trem, barco, avião e outros.
www.theworldmarch. org (site da marcha em mais de 20 idiomas)

BRASIL REALIZA EVENTOS SIMULTÂNEOS EM DEZENAS DE CIDADES

Serão realizados eventos de mobilização da Marcha Mundial em dezenas de cidades brasileiras em torno do dia 2 de outubro. Confira lista das principais atividades:
São Paulo – 1º. de outubro – Cerimônia na Câmara Municipal de São Paulo - 18h.
2 de outubro – Ato de lançamento oficial – Faixa de 30 metros desenrolada por alpinistas na fachada do Shopping Light – Viaduto do Chá – 12h .
De 1 a 4 de outubro – atividades diversas na USP, SESC, bairros da capital e cidades da Grande São Paulo e interior.
Rio de Janeiro – 1º. de outubro – Câmara Municipal Rio de Janeiro – 18h.
2 de outubro – Assembléia Legislativa – 10h – Símbolo Humano na Cinelândia – Homenagem a Gandhi - Participação do MHuD – com atores famosos
Recife – 2 de outubro - Conferência na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Rio Grande do Sul – 2 de outubro - Ato Cultural em Porto Alegre – às 14h
3 de outubro – Evento com estudantes em Canoas – Secretaria de Educação – 9hs
Agenda completa: www.pressenza. com (Idioma “português” – coluna da esquerda)

PASSAGEM DA EQUIPE BASE PELO BRASIL

Está prevista a chegada da equipe internacional no dia 16 de dezembro em Recife (PE), para depois passar por Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS). Em cada um destes Estados, há um porta-voz que representa a equipe local da Marcha (ver lista no final).
As informações, fotos e vídeos das atividades da marcha no Brasil são acessadas pelo site nacional - www.marchamundial. org.br - e pela rede - www.marchamundial. net . “O site e a rede, assim como a marcha, são muito colaborativos. Através deles é possível incentivar a realização de eventos simultâneos da marcha em diversas cidades e bairros. Qualquer pessoa ou entidade pode entrar em contato e tomar a iniciativa de promover atividades de difusão da Marcha Mundial”, comenta Alexandre Sammogini.

Nenhum comentário:

"Qualquer coisa que a mente do homem pode conceber, pode, também, alcançar." 
William Clement Stone