terça-feira, agosto 04, 2009

Reduzir, reciclar e reutilizar: os três Rs da Fé


Os jovens da vizinhança: Pierre Lopes da Conceição, 18, Rodrigo Custódio Manoel, 18, e Jardel Batista Benedet, 13, posam para foto em frente à igreja que é exemplo para todos

Pela fé e por um mundo mais saudável, igreja ecologicamente correta dá exemplo de criatividade e persistência


Tubarão

Tatiana Stock


Inaugurada em Tubarão, no bairro oficinas, um pouco antes do natal de 2008, a igreja “Amigos de Cristo” é resultado de muita fé, criatividade, força de vontade, persistência e cidadania; transformando o “lixo que não é lixo” em um tempo ecologicamente correto.
Em quatro meses o eletricista, pastor e fundador da organização Jeremias Ferreira, com o auxílio de amigos e voluntários da comunidade, construíram uma igreja inusitada com mais de 10 mil garrafas pet.
Antônia Vergolino Medeiros, vizinha da igreja, tem três filhos e todos ajudaram. “Cada um deu R$ 10,00 para ajudar no cimento e sempre que dava trazíamos garrafas”, ela assim como todos da região não imaginavam como a obra poderia dar certo. “Nunca tinha visto algo desse tipo, quando vi não acreditei, foi muito rápido e deu certo”, empolga-se a dona de casa.
Para muitos a construção representa um exemplo de alguém que acreditou em um sonho e foi até o fim, como lembra Pierre Lopes da Conceição, 18, que ajudou desde o início e hoje se orgulha pela construção ecológica. “A galera sempre questionava se o pastor conseguiria ou não terminar a igreja, mas alguns acreditaram na força de vontade do pastor e ajudaram o quanto puderam”. O jovem que passou várias manhãs e tardes, entretido na coleta e construção, recorda que houveram dias em que Ferreira trabalhava até a meia noite.
Construção econômica e criativa
Foram economizados cerca de R$ 8 mil na troca de tijolos por pet, a vantagem da transparência do plástico traz iluminação a toda a igreja e constrói um mosaico de cores. Além das garrafas, a estrutura é composta por cimento, telha e um toldo feito com o paralama de uma carreta.



“Essa igreja dá uma motivação para acreditarmos que quando queremos algo temos que lutar para alcançarmos”, orgulha-se o jovem Pierre

Fotos: Cristian Medeiros

Matéria impressa no jornal Notisul, Nº 2.747, ANO 10, quarta-feira, 4 de agosto de 2009.

Nenhum comentário:

"Qualquer coisa que a mente do homem pode conceber, pode, também, alcançar." 
William Clement Stone