terça-feira, outubro 06, 2009

O mundo marchando pela paz...





Agora já é fato. O mundo está em marcha pela paz. Durante 90 dias uma equipe base de aproximadamente 90 pessoas atravessaram pelas diversas realidades do mundo em prol da Marcha Mundial Pela Paz e a Não Violência. O grupo saiu de Wellington, na Nova Zelândia, no dia 2 de outubro.
Milhares de pessoas do globo estão envolvidas em cerimônias e atividades públicas em comemoração ao início da viagem em prol da paz.

No globo

Em Wellington, parecia haver uma festa de cores para desejar boa viagem à equipe base – até o bronze da estátua de Gandhi, aniversariante do dia, ganhou o colorido de flores. No Quênia, cerca de 1.000 pessoas de diferentes etnias, que estavam em plena guerra civil há um ano, se reuniram em uma marcha liderada por crianças. Na Argentina, na cidade de Rosário, mais de 300 pessoas participaram de um ato público e ouviram participantes da MM e autoridades locais falarem em consonância com os ideais da Marcha. Em Israel, 20 organizações se reuniram e organizaram um evento pela não violência que marcou o dia de maneira especial.



No Brasil

No Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Curitiba… Muitas foram as mobilizações que não pararam por ai. Até fevereiro eventos serão realizados em apoio à Marcha Mundial.

Meios de Comunicação

A Rede Globo de Televisão, abraçou a ideia e começou a exibir VTs onde estrelas da casa dão “um passo pela paz” em apoio à Marcha Mundial. A TV Cultura mostrou que seu apoio à Marcha está na linha de frente e apresentou, em seu jornal da noite, uma matéria sobre o ato de lançamento realizado em São Paulo.
São belos acontecimentos, alguns surpreendentes, como as torcidas do Corinthians e do Palmeiras trabalhando juntas, alpinistas escalando shopping, postos de recolhimento de armas, desconhecidos trabalhando em harmonia, o invisível sendo percebido nas idéias de pessoas apaixonadas pela paz.


A Marcha Mundial pela Paz e Não-Violência é o ponto alto de uma campanha idealizada pela ONG Mundo Sem Guerras com o objetivo de criar consciência para as questões de paz e não-violência.

Nenhum comentário:

"Qualquer coisa que a mente do homem pode conceber, pode, também, alcançar." 
William Clement Stone