terça-feira, junho 23, 2009

Teco Padaratz e o WCT 2009

Cinco dias para o início do WCT Brasil 2009, um dos responsáveis por transformar a cidade na sede do maior campeonato de surfe do mundo abre o jogo sobre o universo do surf



Imbituba
Tatiana Stock

O surfista e agora empresário, Flávio “Teco” Padaratz, bicampeão mundial da divisão de acesso (WQS), o ídolo brasileiro é o principal dirigente de surfe no país e um dos responsáveis por transformar Imbituba na capital latino americana do surfe.
Teco recebeu o título de cidadão honorário, em seção solene, que aconteceu no domingo (21), no Imbituba Atlético Clube, as 20h, em comemoração aos 51 anos de emancipação político-administrativa. “Eu me sinto muito grato pela homenagem, mas muito mais emocionado . Eu passei por situações aqui em Imbituba de muita transformação, a minha última vitória como profissional foi aqui pelo campeonato brasileiro, além do que, quando resolvi ser empresário, a cidade me acolheu e resolveu boa parte dos meus problemas foi Imbituba”, alegra-se. Segundo Padaratz, a cidade abraçou a causa, até mais que ele e meu sócio, Xandi, que acreditaram no evento desde o primeiro dia.

Realização

Depois de tanto esforço Teco explica que está alcançando o sempre quis e isso graças a ajuda da comunidade local. “Já sofremos ataques de todos os lados, desde a natureza, até a natureza do homem, que ameaçaram esse evento, mas aqui tudo se resolveu sempre, isso é muito importante para mim. Agora é meu novo trabalho, uma nova fase minha com o surfe, e foi aqui que construi isso, tem um significado muito grande”.

Projeto para atletas locais

Em virtude de estar investindo todo seu tempo no WCT, Teco diz não estar com projetos voltados a atletas locais, mas que investiria se houvesse oportunidade. “Em particular, eu to abrindo mão, de muitos projetos, porque o WCT requer muita dedicação, mas adoraria apoiar projetos para incentivar artistas locais”.

Raízes

Ele que veio de uma cidade que segundo ele é o berço de surfe, Balneário Camboriu, acredita na cidade como celeiro de grandes atletas. “Acho q o WCT é um estimulo para os jovens e outros esportistas que fazem parte da cidade.”




Atletas mais que confirmados

As maiores estrelas do surf mundial já estão confirmadas. Esse ano a etapa não é mais em novembro, não decide mais o título, mas tem todos os tops mundiais, um recorde de surfistas estrangeiros em terras brasileiras . “A população espera ver os melhores do mundo, penso que o público será maior e chamará a atenção para a cidade, mas é ruim porque dessa forma não vai haver a chance de surfistas locais participarem dessa etapa. Isso porque o nosso wild card é estipulado antes de a gente trabalhar as substituições”. Segundo Teco, a primeira vaga é para o campeão brasileiro, a segunda para o campeão catarinense, porque o campeonato é em Santa Catarina, e a terceira é do patrocinador, que sem ele não haveria o evento.

Sonhar é possível

“Eu lembro que antes de eu participar de uma etapa no mundial, assisti uma etapa em que cumprimentei o meu grande ídolo,Tom Carrol. Aquilo me fez ir muito longe, pensando que um dia eu poderia ser como ele e de repente eu me encontrei tendo que ganhar dele, foi uma referência muito grande que eu nunca vou esquecer”, relembra emocionado.

Incentivos para o Surfe no Brasil

De acordo com Teco, a sociedade brasileira tem muito a oferecer aos surfistas. Ele explica que hoje, só as empresas que trabalham com surfe apóiam os atletas. “ Talvez um trabalho com um surfista dure mais tempo, mas não dê um resultado imediato, porém existe um reconhecimento muito maior perante o governo”, justifica.

Surfe no senado

Em 2008, Teco foi chamado no senado para discutir leis que vão arbitrar dentro da água, como por exemplo quem tem a prioridade para a onda, ou resolução para problemas referentes a localismo. “É muito importante não se matar dentro d’água por causa de onda”.

Mensagem

Teco sente a responsabilidade que eu exerce por ter percorrido um caminho tão difícil e se sente na obrigação de deixar uma porta aberta para todo mundo que quiser fazer parte do mundo do surfe. Mas avisa: “Tem que se dedicar 10% e abrir mão de muitas coisas prazerosas em prol de um propósito”, finaliza.


Flávio Teco Padaratz e sua esposa logo após receber o título de cidadão honorário de Imbituba

Foto: Tatiana Stock

Matéria impressa no Jornal Popular Catarinense, ANO VIII, Nº980, terça-feira, 23 de junho de 2009.

Nenhum comentário:

"Qualquer coisa que a mente do homem pode conceber, pode, também, alcançar." 
William Clement Stone