domingo, junho 21, 2009

Cidade se prepara para o maior campeonato de surf do mundo




A única etapa do WCT no Brasil acontece na praia com a melhor qualidade de onda e três quilômetros de extensão




Imbituba

Tatiana Stock


Com a melhor qualidade de onda do país, chegando a cinco metros de altura, a sede do WCT (World Championship Tour) no Brasil tem três quilômetros de extensão e a partir dessa semana inicia os preparativos para receber inúmeros visitantes de todo o mundo. O campeonato que acontece na Praia da Vila desde 2005, vem melhorando a cada ano e nesta edição com todos os tops do circuito internacional confirmados promete um show nas águas Catarina. Anualmente na alta temporada, esse ano a troca de estação promete atrair turistas nacionais e internacionais, além de movimentar a economia da cidade trazendo ganho a população local durante os dez dias do evento que acontece no período de 27 de junho a 5 de julho.
Durante a quarta-feira (10) foi realizada uma reunião no gabinete do prefeito com os organizadores do WCT 2009. No encontro, Xandi Fontes, diretor técnico da prova; Dany Boi, diretor de operações; a diretoria da ASI (Associação de Surfe de Imbituba); Gesiel Palmato, administrador do porto de Imbituba e secretarias envolvidas discutiram o que será a edição 2009 do circuito WCT Brasil.

Expectativa

Em 2008, nos dias de sol o público girava em torno de cinco mil pessoas, durante as finais em dias de semana, cerca de 10 mil espectadores lotaram as areias da Praia da Vila, o que foi duplicado na final que garantiu 20 mil pessoas nas areias de Imbituba.
O secretário Gean Carlos Fermino, Controlador Geral de Planejamento (CGP), explicou que por ser em uma época inusitada, ainda restam dúvidas do número de participantes e público, mas que é de extrema importância que a população local invista e se prepare para receber os visitantes. “Esse ano será montada toda a estrutura da cidade do surf, com a novidade de ter um stand específico para mercadorias da Hang Loose”.




Investimento

A prefeitura disponibiliza 170 hospedagens para atletas, staff e jornalistas, além de três alimentações por dia, durante os 10 dias do evento e dispõe de toda a estrutura da prefeitura.
O investimento não chega nem perto da repercussão a nível mundial da divulgação de Imbituba. “A prefeitura investiu R$25.000,00 além da estrutura operacional, mas a prospecção da imagem da cidade dentro do país e do mundo é incalculável”, explica o secretário.

Cidade do surf

Esse ano haverá novidades na cidade do surfe, como o stand com produtos da empresa patrocinadora do evento e o acesso exclusivo para o público transitar na rua lateral ao evento (por trás da estrutura técnica).





wild card

A ASI ainda não definiu o critério de escolha, mas os atletas imbitubenses que estão na expectativa pela vaga são: Thayson de Souza, 17 (líder do ranking da ASI 2009), e o surfista profissional Riomar Pereira Rodrigues, 26, o Kiko (vice-líder do ranking).“A ASI conseguiu a vaga para um surfista local, mas ainda não está definido quem ficará com ela”, diz Fernandes.

Brincamar

O projeto Brincamar voltado para atender as crianças durante o evento estará presente também nessa edição. Realizado pela secretaria do esporte e educação, a prefeitura disponibiliza uma área para a descontração das crianças, com estagiárias tomando conta dos pequenos enquanto os pais se entretêm com o sufe. De acordo com Fermino esse projeto dependerá da estabilidade do tempo.

Para atender os milhares de visitantes de todos os cantos do Brasil e do mundo a cidade se prepara desde jáComo funcionará a sede do WCT Brasil?


A presença de todos os tops do surf mundial já está confirmada, com a expectativa de bater recordes de público, a cidade se mobiliza para atender os visitantes que terão dez dias para desfrutar do maior campeonato de surf do mundo e aproveitar a natureza das mais belas praias do sul do país.

Trânsito

Haverá um controle de tráfico nos caminhões na entrada Norte e Sul, e será colocada uma placa na entrada próximo ao CAIC dando as boas vindas aos atletas e participantes. Outra novidade, é que este ano supostamente haja transporte para a população que não queira ter transtornos com estacionamento. “A prefeitura está estudando a hipótese de pelotas dois ônibus com as marcas patrocinadoras do evento para minimizar a quantidade de carros nos arredores da praia. Haverá dois horários pela manhã e mais dois pela tarde, saindo da região Sul e da região Norte em direção ao evento”, explica o secretário Gean Carlos Fermino (CGP).

Estacionamento

Para atletas, staff, operação, e imprensa é provável que o porto libere uma área para maior segurança. Já o público poderá estacionar seus veículos nas ruas ao longo da estrada de ferro. O serviço deverá ser desenvolvido pela ASI.
“A área será fechada, controlada por funcionários da ASI (Associação de Surf de Imbituba), onde será cobrado um valor por dia e o arrecadado será revertido para reforma, estruturação do palanque da associação, investir na equipe de surfistas locais nas próximas viagens e informatização da associação”, informa o presidente da ASI, Katz Sullyvan Fernandes.

Turismo

A cidade proporcionará material de divulgação sobre os pontos turísticos da região em uma tenda próxima a cidade do surf e ativará o posto de informações turísticas da prefeitura, localizado em frente à igreja matriz do centro.
Comércio
“Sobre os horários de atendimento do comércio, ainda não entramos em contato com a CDL, mas estamos negociando para que haja serviço bancário 24h, proporcionando mais conforto aos visitantes. Esperamos também que as farmácias e os mercados ampliem seus horários”, acredita Fermino.

Segurança pública

Comparados os números da operação WCT dos últimos anos, os índices diminuíram gradativamente. Em 2007, a Polícia registrou 31 ocorrências no município, contra 24 no período do WCT 2008. E aguarda-se que nesta edição os números só diminuam.
De acordo com o tenente Diego Remor, subcomandante da Polícia Militar de Imbituba, ainda não está decidido o número certo de oficiais que trabalharão durante os 10 dias do evento, mas adiantou que virá um PPT (Pelotão de patrulha Tático) de Laguna, além do PPT de Imbituba que será inaugurado no dia 20, mais duas bicicletas, um quadricículo, cerca de seis motos e ainda a cavalaria. “Creio que convocaremos cerca de 40 a 50 homens”, diz Remor, completando que serão instaladas duas plataformas altas na praia para melhor visualização e um caminhão com câmera acoplada para auxiliar na segurança.

Saúde

Será construída uma tenda para prestar socorro à comunidade anexada à cidade do Surf como nos anos anteriores. Os postos de saúde e o hospital local trabalharam normalmente.

Gripe suína

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) vai atuar na porta de entrada do país, nos aeroportos, portos e nas áreas de fronteira. Segundo o médico José Carlos Angioletti, responsável pela ANVISA no porto de Imbituba, todo o viajante chegando ao Brasil responderá um termo de controle sanitário, uma espécie de formulário onde fica cadastrado de onde veio e para qual localização irá permanecer no país. “Nós localmente não vamos fazer nada. Se alguém apresentar os sintomas da influenza AH1N1, daí sim a pessoa deve ser encaminhada aos hospitais cadastrados pela ANVISA, no caso, o Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão e o Hospital Nereu Ramos em Florianópolis”, informa o médico.
“Se algum estrangeiro estiver com os sintomas do vírus quem vai atuar é a secretaria de saúde da cidade, que fica encarregada de informar a diretoria de vigilância sanitária do estado, que por sua vez, comunica a ANVISA, formando um elo de informações aonde as pessoas que chegarem aqui, estarão sendo monitoradas”, explica Angioletti.

Lixo

Haverão coletas intensificadas durante os dez dias do campeonato. Além da colocação de lixeiras ao redor da área de competição e equipes coletoras de lixo.
Vendedores ambulantes
De acordo com o secretário Gean Carlos Fermino (CGP), só os vendedores ambulantes que já são cadastrados podem participar, cerca de 12 a 15 vagas estarão disponíveis para o evento. A SEDURB, em parceria com a organização do evento e a vigilância sanitária, irá orientar e capacitar os profissionais.

ASI

No dia primeiro de julho a ASI irá organizar um bingo na quarta-feira (1º), no Imbituba Atlético clube, às 20h. “Nosso objetivo é capitalizar recursos para que a associação possa investir em melhorias no palanque de eventos e na futura sede da entidade, além de poupar dinheiro para auxiliar os atletas locais nas futuras provas. A premiação será pranchas, blocos, roupas de borracha e kits doados pelas empresas ligadas ao Surf”, completa Fernandes.


Info

O WCT é o principal circuito da ASP (Association of Surfing Professionals), e possui 11 etapas por ano, realizadas em diversos países, todas com a mesma premiação, sendo que no Brasil a única cidade a sediar o evento é Imbituba.
O vencedor do mundial é o que acumula melhor pontuação ao longo
dos campeonatos. Já os 15 últimos colocados no ranking do WCT são rebaixados para o WQS (World Qualifying Series), circuito classificatório.

Texto e fotos: Tatiana Stock

Matéria impressa no jornal Popular Catarinense, Edições: 978 e 979, ANO VIII.

Um comentário:

Carol do Nascimento disse...

Show a cobertura, Tati!
Quem me dera ir trabalhar uma festa-paraíso dessas... ;)
Um beijo grande de saudades!
Carow

"Qualquer coisa que a mente do homem pode conceber, pode, também, alcançar." 
William Clement Stone