segunda-feira, junho 08, 2009

Zé Francisco na garagem do Faustão



Artista de estilo folclórico participa da seleção do quadro garagem do Faustão exibido todo domingo na rede globo


Imbituba
Tatiana Stock

Quem é da cidade ou passa sempre por aqui sabe muito bem quem é o Zé Francisco, sempre com seu mega-fone anunciando as ofertas e novidades para a população. Bem humorado, muitas vezes fantasiado, com certeza figura marcante da região. O que a maioria não sabe é que o personagem está concorrendo no bloco garagem do Faustão, quadro voltado a bandas e cantores que querem mostrar seus trabalhos.




Início
Natural de Jacinto Machado - SC, mas morador de Imbituba desde os seis, desde cedo foi Influenciado pelo tio músico, Marrom, aos sete começou a tocar violão. Aos 16 anos dirigia a Kombi da banda Black boys e os integrantes deixavam com que ele tocasse chocalho nas apresentações. Nesse período começou a se envolver com drogas e passou por mais de 20 internações em clínicas, mas deu a volta por cima e em 87 lança seu primeiro trabalho, um LP gospel. A partir daí, dedica 15 anos de sua vida com o intuito de tirar os jovens das drogas, se apresentando em presídios por toda Santa Catarina e algumas cidades do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, sendo figura marcada em festas do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas), se apresentando a milhares de pessoas todos os anos.



Volume II
Em 2004 lança o CD, sentado na praça, com 16 músicas, sendo sete voltadas ao lado gospel, como a “Ei ei jovem”, que é um alerta aos jovens sobre as drogas, onde ele cita grandes nomes nacionais e internacionais como Cássia Eller, Raul Seixas e John Lenon; e nove músicas populares, voltadas ao dia-a-dia do autor como a canção “Brasília vermelha”, em homenagem a seu carro na época, “Amigo pescador” – em homenagem a um colega da região, além da conhecida “Ibiraquera querida”, que cita praias de Imbituba.

Novidade
Terceiro CD de Zé Francisco chama-se “Me chamou de gigolô”, em 17 tracks, pela gravadora de José Roberto Chapolin, o músico faz uma mescla da cultura brasileira com rock, vanerão, reggae e muito mais. “É uma mistura de tudo um pouco”, explica.
Vale a pena conferir a música “Mulher”, feita para retratar a realidade do sexo frágil nos dias de hoje; “Imbé”, nome antigo da cidade, a canção é voltada aos surfistas da região, além da “Kombi de pão”, “Bobalhão” e “Me chamou de gigolô”, as canções mais cômicas do disco. O novo CD será lançado de acordo com Zé até o próximo mês.



Sonho“Meu maior sonho é ir ao programa do Jô Soares e contar minha história para ele”, conta o músico.

Mega fone
Se apresentando aqui e ali, as vezes repassando seu CD, dirigindo taxi, outras vendendo os jornais da região, até que um dia saiu uma manchete com o rosto de um assassino na capa do jornal e o Zé vendeu mais de 400 edições. As 14h esgotaram-se os exemplares, para responder a toda a população de forma rápida, o cantor usa sua criatividade e compra uma cartolina e escreve “edição esgotada”, a partir daí proprietários de lojas da região passaram a pedir que ele anuncie as promoções da região. “Lembro que a Maju modas me chamou e me ofereceu uma grana para eu anunciar a loja dela, logo depois o Beto, diretor da antiga rádio difusora me prometeu um mega fone. Lembro que dia 12 de março de 2007, numa segunda-feira, as 13h sai feito maluco com o mega fone nas mãos. Ainda nem tinha o que anunciar, eu ficava falando a programação da rádio”, relembra emocionado. A partir daí a iniciativa do artista iniciou uma nova forma de publicidade na cidade.




Hoje
Zé Francisco tem em média 20 anunciantes por dia e volta e meia oferecem emprego em outras cidades, mas segundo ele Imbituba é sua casa, é onde está sua família e onde quer permanecer até os últimos dias de sua vida. Para visualizar os três vídeos do cantor no site do programa é só digitar o nome dele ou o nome das músicas: “Me chamou de gigolô”, “Kombi de pão” e “Bobalhão”.

Mais representantes
Pesquisando o site, descobrimos que mais músicos da cidade também estão participando da competição, entre eles o jovem músico Guilherme Heleodoro e as bandas Tapa na colméia e Mandacaru.
Para assistir aos vídeos e poder votar é só entrar no site: www.domingaodofaustao.globo.com/Domingao/Garagemdofaustao, quanto mais votados, mais chances têm de serem selecionados.

Fotos: Tatiana Stock
Matéria impressa no caderno Variedades do jornal Popular Catarinense, Ano VIII,nº 975 Sexta-feira, 5 de junho de 2009.

Nenhum comentário:

"Qualquer coisa que a mente do homem pode conceber, pode, também, alcançar." 
William Clement Stone