quarta-feira, setembro 02, 2009

Design verde – O meio ambiente agradece

O futuro está em móveis ecologicamente corretos


Criações práticas e preocupadas em manter o mundo mais saudável são as tendências do futuro



Com matérias-primas recicláveis, ideias criativas e econômicas transformam papelão e garrafas de refrigerante em pufe e cabides


Tatiana Stock


Tubarão


O mercado de produtos sustentáveis tem crescido pelo reflexo de uma sociedade consciente, criativa e melhor informada. Cresce o número de consumidores preocupados em adquirir produtos que incentivam a preservação da natureza, com matérias-primas reutilizáveis ou oriundas de reflorestamento.
Mesmo assim, ainda não é possível afirmar que a sustentabilidade do produto é um fator determinante a venda quando são comparados produtos de um mesmo nicho, mas é um diferencial. "O consumidor até tem a consciência, mas não paga a mais por ter um selo verde. Por isso muitas vezes os produtos tem que ter um custo igual ou inferior", explica o designer de produto Mateus Monteiro Machado.
Mateus que desde a época da faculdade sempre gostou de reaproveitar e transformar objetos. Durante o ano já recebeu dois prêmios voltados a sua criação "Cabide Origami", feito com lâmina de garrafa pet. Uma menção no Salão Design - Casa Brasil 2009 e o X Prêmio House e Gift de Design na categoria Utilidades Domésticas - Limpeza e Organização Doméstica.
Além do cabide, em um ano de empresa o designer já criou um rack feito de polipropileno (material que pode ser reciclável futuramente), um porta carregador de celular (de pet) e o pufe ecológico (com papelão ondulado).
Mateus enviou um pufe para o programa Mais Você, da rede globo. "Agora o objeto faz parte do cenário da Ana Maria Braga e pode ser visto por todo o Brasil", alegra-se o jovem designer que vê a importância de não ferir o meio ambiente.


Foto: Cristian Medeiros

Matéria impressa no jornal Notisul, Nº2.772, ANO 10, quinta-feira, 3 de setembro de 2009.

Nenhum comentário:

"Qualquer coisa que a mente do homem pode conceber, pode, também, alcançar." 
William Clement Stone