quarta-feira, setembro 02, 2009

Saúde - Os perigos da falta de higiene

Equipamentos de uso coletivo são focos de risco





Por ano três mil estabelecimentos são inspecionados pela vigilância sanitária de Tubarão e a proposta para 2010 é ampliar para 20 mil


Tatiana Stock



Tubarão


A higiene é o cuidado básico para se ter uma vida saudável. Com o aparecimento da pandemia da gripe A, a população se tornou mais alerta em relação aos cuidados necessários. Mas não é só a nova gripe que se evita cuidando de si mesmo. Os vírus e bactérias estão espalhados por todos os cantos e por isso, a atenção deve ser redobrada.
São inúmeros os locais de uso coletivo que a população tem contato diariamente. A barra dos ônibus circulares, o carrinho de supermercado e a bandeja do selve-serve são alguns dos exemplos.
"O mais indicado é lavar as mãos na entrada e na saída de casa e durante o trajeto, no caso de compras em supermercados ou período dentro do ônibus, evitar colocar a mão na boca", ensina a infectologista Eletania Esteves de Almeida.
O coordenador da vigilância sanitária de Tubarão Elias Antônio Gonçalves, esclarece que todos os estabelecimentos são indicados a esterilizar diariamente todos os locais de contato com o público.
"O mais certo seria esterilizar na vista do consumidor, principalmente a mesa de restaurantes e bandejas onde tem o contato com talheres", enfoca.
Por ano três mil estabelecimentos são inspecionados na cidade e que a proposta da vigilância sanitária de Tubarão para 2010 é ampliar para 20 mil inspeções. Segundo Elias, os locais onde se encontra o maior número de irregularidades são os açougues. "As carnes clandestinas e o transporte inadequado são os casos que mais comprometem a saúde", informa. O coordenador orienta que o consumidor deve se ater ao selo de procedência dos alimentos e reclamar quando perceber alguma irregularidade.


Se detectada infração em relação à limpeza, a empresa tem um prazo para se adequar, se não resolver, pode receber multa e até a proibição de continuar aberta



Em caso de dúvida ou reclamação a respeito de algum estabelecimento, entre em contato com a vigilância sanitária de Tubarão pelo telefone: 3626-9781, ou por e-mail: vigilancia@tubarao.sc.gov.br



ÁLCOOL

"O álcool é utilizado para higienização e não para a limpeza, e só pode ser utilizado quando as mãos estiverem limpas", enfatiza a infectologista Eletania Esteves de Almeida.

LITORAL

Objetos de metal têm maior propensão à ferrugem em cidades litorâneas, por isso, após contato com objetos de ferro deve-se lavar bem as mãos.

Foto: Cristian Medeiros


Matéria capa do jornal Notisul, Nº 2.772, ANO 10, quinta-feira, 3 de setembro de 2009.

Nenhum comentário:

"Qualquer coisa que a mente do homem pode conceber, pode, também, alcançar." 
William Clement Stone