terça-feira, setembro 01, 2009

Saúde - Semana do peixe incentiva consumo saudável

EM BUSCA DE UMA DIETA EQUILIBRADA


Domingos vende peixes no Mercado Público há 40 anos. Ministério quer incentivar o consumo do pescado


O Brasil consome menos do que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS)


Tatiana Stock

Tubarão

Com mais de oito mil quilômetros de costa, o Brasil tem grande potencial para a produção de pescado. No entanto, o consumo por habitante gira em torno de sete quilos ao ano, mas o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) são 12 quilos.
Exatamente por isso, o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) lança,
na terça-feira (1º de setembro), a semana do peixe. O objetivo é justamente incentivar o consumo de pescado no país. A coordenadora do serviço de nutrição do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Daniela Nandi Bardini Jaques, indica o peixe pelo menos duas vezes por semana. “É uma carne magra, de boa qualidade e não tem colesterol. Principalmente os de água salgada, em virtude do ômega 3 e do ômega 6, benéficos ao coração”, explica.
Há 40 anos, Domingos Rodrigues vende peixes no Mercado Público de Tubarão. Para ele, a melhor época de se vender peixes já passou. “Hoje, com os vendedores na rua e com os grandes supermercados, fica difícil competir”, lamenta. Entre os mais vendidos no Mercado Público, estão a tainha, a anchova e a sardinha.
A doméstica Cláudia Camila de Oliveira é visitante assídua da banca de José Lopes
do Nascimento. “O peixe é um alimento leve, saudável e gostoso. Todos lá em casa
adoram”, garante Cláudia. O pescado também pode ser incluído na merenda escolar. A possibilidade agrada a gerente regional de educação em Tubarão, Teresa Cristina
Meneghel. “Temos muitos produtores de pescado no estado, com certeza, isso irá qualificar ainda mais o que muitas vezes é a única refeição de várias crianças. Porém, tem que ser bem preparado devido as espinhas”, alerta Cristina.

Foto: Tatiana Stock

Matéria impressa no jornal Notisul, Nº 2.769, ANO 10, segunda-feira, 31 de agosto de 2009.

Nenhum comentário:

"Qualquer coisa que a mente do homem pode conceber, pode, também, alcançar." 
William Clement Stone