segunda-feira, junho 01, 2009

Ministro da pesca visita sul de Santa Catarina


Momento da entrega das máquinas para os representantes de Imbituba

Governo disponibilizou 180 computadores para atender pescadores de todo o território nacional, sendo que desses, 18 destinados a região



Imbituba
Tatiana Stock

O ministro Altemir Gregolin, da secretaria Especial de Agricultura e Pesca (SEAP), esteve nas Colônias de pescadores de Imbituba, Laguna e Imaruí na terça-feira (26). O motivo foi a entrega de computadores para futuros cursos profissionalizantes para o pescador e sua família, informatizando as colônias e dando oportunidade de conhecimentos de informática.
De acordo com o ministro, o governo adquiriu 180 computadores, para ser distribuídos nas colônias de pescadores de todo o Brasil. Durante as entregas Gregolin ressaltou a importância de ter políticas de estímulo e progresso para a pesca no país. “Os equipamentos trarão benefícios aos municípios e sustentabilidade a vários setores”, destaca.
E o ministro comenta também sobre a lei que regulamenta a pesca no Brasil, que está em discussão e que pode ser aprovada futuramente no Congresso Nacional. E enfatiza que possivelmente nos próximos dias, a câmara e o senado sancionem o projeto que converte a secretaria Especial de Agricultura e Pesca (SEAP) em ministério terminantemente. “Somos o maior produtor na marecultura, com mais de 20 mil piscicultores, e produzimos cerca de 165 mil toneladas de pescado por ano. Mas temos potencial para muito mais, para isso, precisamos de uma política de longo prazo, por isso precisamos de um ministério”, completa. A lei da pesca será votada dia 29 de junho, e moderniza a lei de 1967, incluindo as mulheres para que no futuro as novas políticas possam continuar.
O deputado estadual do PT, Décio Goes, esteve presente durante as entregas e está confiante quanto a criação do ministério da pesca. “A capacitação e inclusão digital é de suma importância, assim como a secretaria que se der certo se transformará em ministério”, diz.




Imbituba

Em Imbituba, além dos seis computadores, o ministro informou que dentro de um mês será entregue uma fábrica de gelo, para três toneladas, que servirá para atender aos pescadores e auxiliar na conservação do pescado e trazer mais renda aos profissionais.
Durante a cerimônia o presidente da Colônia de pescadores Z 13, Antônio Teixeira, juntamente com o secretário municipal de Agricultura e Pesca (SEAP), Evaldo de Souza, entregaram em mãos os pedidos para uma retro-escavadeira, e recursos financeiros para a construção de trapiches em portos pesqueiros comunitários, além de recursos para a viabilização de um centro de comercialização de produtos de pescadores artesanais, agricultores familiares e artesãos. Além do pedido para que a pesca subaquática passe de 50m para 500m a partir dos costões, alegando que o número de pescadores da região ultrapassa 5 mil, e o esporte causa transtorno junto aos pescadores artesanais.
Foram levados ao consentimento do ministro alguns problemas da região como a poluição das águas e a diminuição de animais marinhos na costa. “Vocês levantaram a problemática do complexo lagunar. Saio preocupado, com o camarão e o peixe sumindo, muitas medidas são de médio e longo prazo. Estamos implantando política de desenvolvimento territorial e um fórum permanente que seja um instrumento de debate, para que os recursos possam chegar. Assim comprometemos todos os governos para buscar saúde duradoura, com o compromisso discutir esses problemas”, explica Gregolin.

Laguna

O ministro esteve em Laguna, na Colônia de Pescadores Z-14, onde além dos computadores, Gregolin anunciou a entrega em 30 dias de uma lancha, avaliada em R$ 1 milhão, para a Polícia Ambiental realizar a fiscalização das lagoas e embarcações.
“Queremos investir aqui com mais força, o Terminal Pesqueiro é o mais importante do sul do país. Por ser público, nós temos mais condições de fazer investimentos”, anunciou o ministro. Entre as propostas de políticas públicas estão: a implantação da feira de pescados, dragas, subsídios ao óleo diesel, trapiches, centro de recepção de pescados, caminhões, maquinas, fábricas de gelo e outras.
Para o prefeito Célio Antônio “Laguna vive um grande momento e aproveitamos a vinda do ministro para solicitar apoio de investimentos ao Terminal Pesqueiro, também uma feira de pescados para atender os pescadores que hoje estão impedidos pela justiça de venderem seus produtos, e apoio para a carcinicultura, que volta desenvolver suas atividades, proporcionando um incremento na economia do município”, ressaltou.

Imaruí
Em Imaruí o ministro esteve na Colônia Z-17, entregando seis computadores, e logo depois foi instalada uma unidade modelo de criação de tilápia na cidade. Iniciativa que surgiu de um morador do município e com o apoio da SEAP.
O prefeito Amarildo agradeceu o apoio do Ministro e salientou a importância desses equipamentos para o município. “Sentimo-nos honrados em receber essas máquinas e temos certeza que serão de grande importância para os nossos pescadores”, afirma.


Representantes do governo Federal, Estadual e do município são unânimes na questão dos benefícios para os pescadores

Fotos: Tatiana Stock
Matéria impressa no Jornal Popular Catarinense - Ano VIII - Edição 973, Imbituba - SC, sexta-feira, 29 de maio de 2009.

Nenhum comentário:

"Qualquer coisa que a mente do homem pode conceber, pode, também, alcançar." 
William Clement Stone