quarta-feira, maio 13, 2009

Dia 15 de maio inicia-se a pesca da tainha

Os pescadores têm um mês para a pesca da tainha e os surfistas um período de trégua para o esporte

Imbituba
Tatiana Stock

A partir da próxima sexta-feira (15), está liberada a pesca da tainha nas praias do litoral catarinense dando início a safra deste ano. O período de captura foi adiado para a segunda quinzena do mês, conforme portaria dos órgãos reguladores.
Quem for pego capturando peixes da espécie antes do prazo pode ser preso e perder todo o equipamento de pesca. Durante a safra, a prática do arrastão estará proibida em praias licenciadas apenas para a pesca artesanal. Segundo Hélio de Castro Lima Rodrigues, consultor de pesca da APA da baleia franca, é proibido qualquer tipo de pesca ao longo de um quilometro de bocas de barra (áreas de lagoas que tem ligação com o mar). “Na lagoa de Ibiraquera com a Barra não é permitido a captura de pescados a um quilometro das margens, direita e esquerda e para fora do mar; e um quilometro da lagoa para o mar, com exceção da pesca com tarrafas”, justifica.
Lúcio Teixeira, conhecido como Ibira, diz que mesmo o período para a pesca sendo de 30 dias, não são todos os dias que os pescadores trabalham. “Não funciona todos esses dias, porque depende do tempo, do mar e da maré; pescador só trabalham em tempo bom”, explica o pescador artesanal da praia do Porto. “O pescador artesanal pesca pelo instinto, nosso rancho é nativo, como a cabana de índio, essa época do ano é a melhor fase para se pescar”, completa.
Antonio Carlos Teixeira, presidente da Colônia de pescadores Z 13 de Imbituba atenta a população que mais uma vez a marcação das praias será feita por bandeiras, bandeira branca é para a pesca e a vermelha indica que o mar está ruim para a pesca, nesse caso pode-se surfar. “Como nos últimos anos o monitoramento das praias será por bandeiras, nas cores branca e vermelha”. O presidente ainda marcará reunião com as associações de surfistas das praias de Imbituba para que não haja dúvidas e acidentes.
Na instrução normativa que trata da pesca da tainha, do IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis), não há proibição à prática do surfe durante a safra do pescado, mas os pescadores esperam que haja colaboração dos surfistas já que esses têm todo o restante do ano para praticarem o esporte.





O pescador artesanal Lúcio Teixeira, o Ibira, mostrando o gereré,tipo de peneira utilizada na pesca da tainha.

Fotos: Tatiana Stock

Matéria impressa no jornal Popular Catarinense, Ano VIII, nº968, Terça-feira, 12 de maio de 2009.

Nenhum comentário:

"Qualquer coisa que a mente do homem pode conceber, pode, também, alcançar." 
William Clement Stone