sexta-feira, julho 10, 2009

Lei exige segurança em correios e lotéricas




Lei que estabelece obrigatoriedade de serviço de segurança nas casas lotéricas e agências dos correios do estado de Santa Catarina, não está sendo seguida


Imbituba

Tatiana Stock

Durante a semana, o jornal Popular Catarinense visitou lotéricas e agências de correios da cidade para averiguar se as instituições já estão a par da lei Nº 14.737, de 17 de junho de 2009, que estabelece a obrigatoriedade de serviço de segurança nas casas lotéricas e agências dos correios localizadas em território catarinense.
A partir da data, é obrigação destes estabelecimentos possuírem serviço de segurança, prestado por vigilantes profissionais, dispondo maior proteção aos usuários, funcionários e até mesmo proprietários, o que ainda não está acontecendo.
A carioca que vive em Imbituba, Eliane Meneses concorda com a lei. “Acho ótimo, acredito que todo o estabelecimento que movimente dinheiro deva ter um segurança”.
Rodrigo dos Santos Lopes, gerente de uma das lotéricas visitadas, alegou achar importante a inclusão de guardas e seguranças em lotéricas e correios. “Acho a lei válida, só não sabia da existência. Vou avisar aos proprietários da lotérica”, informou o gerente que relembrou o último assalto sofrido e a tentativa de roubo que aconteceu a menos de um mês.
Já a responsável pela lotérica da Rua Ernani Cotrin, ciente que iria ser questionada pelo jornal, fez questão de não responder a nenhuma das perguntas mencionadas. E isso, não ocorreu só na lotérica, na agencia de correios central, o gerente informou não estar ciente da nova lei e esclareceu que não pode dar nenhuma informação, já que ele obedece a ordens vindas da central de correios do Brasil. Mesmo com poucas respostas de representantes das agências, clientes de ambos os serviços foram questionados.
Em frente a uma das lotéricas da cidade, Jaime Luiz Soares e Teodoro de Souza, concordam em unanimidade com os dez cidadãos que apóiam à necessidade de um segurança dentro de locais que movimentam dinheiro. “Uma das lotéricas até já foi assaltada, acho uma medida ótima, que beneficia a todos, e traz mais tranqüilidade aos clientes”, justifica Souza.
Santa Catarina é o primeiro estado do país a aplicar a lei que estabelece a obrigatoriedade de serviços de segurança nestes estabelecimentos. O autor do Projeto de Lei foi o Deputado Renato Hinning, em parceria com o Sindicato dos Vigilantes e com o Sindicato das Empresas de Segurança.
É importante que a população tenha conhecimento desta nova lei para que possa exigir seus direitos de cidadãos.


Rodrigo dos Santos Lopes, gerente de uma das lotéricas visitadas


Fotos: Tatiana Stock


Matéria impressa no jornal Popular Catarinense, ANO VIII, Nº 985, sexta-feira, 10 de junho de 2009.

Nenhum comentário:

"Qualquer coisa que a mente do homem pode conceber, pode, também, alcançar." 
William Clement Stone