terça-feira, agosto 11, 2009

CIGARRO – MAIS MOTIVOS PARA PARAR

O produto de consumo mais vendido do mundo pode ter seus dias contados nas dependências de ambientes públicos



LEI PROIBE FUMAR EM LOCAL FECHADO
Para não ter que burlar a lei, a alternativa será fumar em casas de amigos ou reuniões em locais abertos



Tubarão

Tatiana Stock


O projeto copiado na íntegra do utilizado na capital paulista bane o espaço destinado a fumantes em ambientes coletivos. “Eu considero que é um mal para quem consome e um incômodo para os não-fumantes”, alega o vereador Jefferson Medeiros Brunato, autor do projeto de lei votado na quinta-feira (6) na câmara de Tubarão.
Aprovado com duas votações e dispensado de redação final, o projeto foi encaminhado direto para o prefeito, que tem 30 dias para sancionar ou vetar a proibição do consumo de qualquer tipo de produto fumígero em ambientes públicos. Se aceito, os estabelecimentos têm até 60 dias para se adequar à nova determinação.
Positivo para saúde da população e um páreo duro para os fumantes e proprietários de Bares e casas noturnas.
Ivan Tournier Campelli, proprietário de um restaurante que em alguns dias da semana se transforma em noitada, diz que se aprovada na cidade, não será fácil controlar o vício dos freqüentadores. “Tubarão é pequena, não é como São Paulo, não sei se vão respeitar”, enfatiza Campelli que já proibiu o uso de tabaco no horário do restaurante e reclama que mesmo assim, muita gente não respeita.
Se despedir do hábito de acender um cigarro na balada não está nos planos da estudante de biologia Camila Siqueira. “Não tenho o costume de fumar toda hora, mas na night não tem como, vou ter que dar um jeitinho”, assume.

ALTERNATIVA

Ainda em implantação pela prefeitura, o programa de tabagismo busca incentivar fumantes a abandonarem o vício.
Até agora, já registrou 160 cadastros nos últimos dois meses. Desses, a maioria são mulheres acima de 40 anos. “Em virtude de estética e da menopausa, a auto-estima baixa e a mulher passa a se preocupar mais”, explica a enfermeira e coordenadora do projeto, Rosalva Pinto Galassi.



FOTO: Cristian Medeiros
Matéria impressa no jornal Notisul, Nº 2.750, ANO 10, sábado/domingo, 8/9 de agosto.

Nenhum comentário:

"Qualquer coisa que a mente do homem pode conceber, pode, também, alcançar." 
William Clement Stone