sábado, agosto 01, 2009

Atenção pais para o “Dia D”


Mesmo erradicada no país a vacinação contra a Poliomielite é de extrema importância para que não retornemos a ter o vírus

Imbituba
Tatiana Stock


A partir do da segunda-feira, 17 de agosto, inicia-se a segunda etapa da vacinação contra a Poliomielite, onde todas as crianças entre zero e cinco anos devem ser vacinadas.
Todas as creches da cidade serão visitadas durante a sexta-feira (21) pela equipe vacinadora da unidade Sanitária Central e no sábado (22) acontecerá o “Dia D” (Dia nacional contra a pólio), onde todas as unidades e ambulatórios municipais estarão abertos das 8h às 17h, sem intervalo para almoço. Essa é a chance dos pais que não vacinaram seus filhos poderem levá-los até um posto de saúde para tomarem as gotinhas. Não tem custo e é indolor. É importante que a população entenda a importância da necessidade de vacinação para que a pólio seja erradicada em todo o mundo.
Segundo a coordenadora de imunização do município, Denise Antunes Pires, a vacinação na região está entre 96 a 100%, e é de extrema importância já que Imbituba é uma cidade turística. “Toda e qualquer cidade turística tem que ter uma atenção redobrada, pois alguma criança de fora pode trazer o vírus”, enfatizou Denise.

Pólio

A poliomielite é também conhecida como paralisia infantil quando ataca crianças, é uma infecção viral causada pelo poliovírus. A doença pode ser moderada ou severa. Nos casos mais graves além da paralisia, pode levar à morte.
A única forma eficiente de controlar a poliomielite é manter a maior taxa possível de vacinação na comunidade.

Fique atento

O último caso de pólio registrado no Brasil foi no ano de 1989, na cidade de Souza (PB). A partir daí, sem mais registros da doença, a Organização Mundial de Saúde (OMS) avaliou a poliomielite erradicada em todo o continente.
A vacina é de suma importância, pois mesmo a pólio estando erradicada no país, lamentavelmente não está imune em todo o mundo. Existem quatro países ainda endêmicos: Índia, Afeganistão, Paquistão e Nigéria. De acordo com dados da organização Rotária, em 2006, 79% das crianças do globo foram vacinadas; e isso, interfere, já que o homem é o transmissor (pelas fezes), com a migração humana, o vírus se propaga rapidamente, infectando países onde a pólio já não existia.

Matéria impressa no jornal Popular Catarinense, ANO VII, Nº 991, sexta-feira 31 de julho de 2009.

Nenhum comentário:

"Qualquer coisa que a mente do homem pode conceber, pode, também, alcançar." 
William Clement Stone