segunda-feira, julho 27, 2009

Maior navio em águas catarinenses atraca em Imbituba

Navio da empresa CSAV Rio de Janeiro passa por SC e escolhe o porto de Imbituba pela capacidade de receber embarcações de grande porte



A embarcação de 294,13m de comprimento e 32m de largura, com capacidade para 5.300 contêineres de 30 pés.


Imbituba

Tatiana Stock


O navio da empresa CSAV, com o nome de “Rio de Janeiro” atracou pela primeira vez no estado de Santa Catarina, no porto de Imbituba. A embarcação de 294,13m de comprimento e 32m de largura, com capacidade para 5.300 contêineres de 30 pés, sendo uma das maiores embarcações de contêineres que trabalha na costa nacional. Chegou na sexta-feira (24) por volta das 9:30h, vindo da cidade de Rio Grande (RS), e permaneceu até as 18h, quando saiu em direção a Santos (SP).
De acordo com profissionais da Tecon Imbituba, (terminal operado pela Santos Brasil), o porto de Imbituba foi escolhido por ser uma das opções da região sul do país com capacidade para receber navios deste porte.
“Esse porto tem condições seguras para manobra, além de possuir uma baía aberta e tranqüila para esse tamanho e até para navios maiores”, explicou o operador de contêineres Rogério Adriano da Silva.
Após Santos o “Rio de Janeiro” realiza o serviço ASAX (Ásia e Costa Leste da América do Sul), onde fará todo o contorno da Ásia e retornará ao porto de Imbituba em aproximadamente 70 dias. Sua carga é composta por alimentos congelados e a tripulação é composta por 24 marinheiros de diversas nacionalidades.


Rogério Adriano da Silva, mostrando seu instrumento de trabalho.


Fotos: Tatiana Stock

Matéria impressa no jornal Notisul (Tubarão/SC) e no jornal Popular Catarinense, ANO VIII, Nº990, terça-feira, 28 de julho de 2009.

Nenhum comentário:

"Qualquer coisa que a mente do homem pode conceber, pode, também, alcançar." 
William Clement Stone