sábado, agosto 01, 2009

Pingüins encontrados no litoral sul de SC

Animais marinhos começam a aparecer no litoral catarinense e as organizações ambientais alertam o que deve ser feito





Imbituba

Tatiana Stock


Dois pingüins da espécie spheniscus magellanicus, foram encontrados na praia do porto na terça-feira (28), e entregues a APA da Baleia Franca.
A dupla de pingüins é jóvem de acordo com o estudante de medicina veterinária da UFRGS, Derek Blaiser de Amorim. E não vieram da Antártida como a maioria das pessoas acredita. “Esses animais vem da Argentina e acabam se dispersando do grupo aparecendo na costa brasileira. No ano passado alguns pingüins foram encontrados até na Bahia.”
É importante que a população não retire os animais da praia, em caso de encalhe deve-se telefonar imediatamente para órgãos competentes para que estes possam recolhê-lo e tratá-lo da maneira correta e sem danos a espécie. O estudante de veterinária lembra alguns erros cometidos sem querer por moradores tentando ajudar. “Algumas pessoas tentando salvar os pingüins colocaram-os no gelo acreditando que eram da Antártida e infelizmente eles não resistiram”, lamenta Amorim.
De acordo com dados da APA da Baleia Franca, no ano de 2008, 462 pinguins chegaram até a instituição, desses, 390 já estavam mortos e 72 vivos.
Luciana Magnabosco de Paula Moreira, analista ambiental da APA da baleia franca, explicou que após serem recebidos na APA, os animais passam por um estágio de observação e exame externo, a partir daí, são hidratados e encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Selvagens (Cetas), em Florianópolis.
A APA da Baleia Franca e as entidades parceiras são responsáveis pelo atendimento e estudo de animais marinhos nos nove municípios que fazem parte dos 130 Km da unidade de conservação.





APA da Baleia Franca – 3255-0735
Núcleo de Fauna IBAMA/SC – 3212-3368
Pelotão de Polícia Militar Ambiental – Florianópolis – 3269-7111
3º Pelotão de Polícia Militar Ambiental - Laguna – 3644-1728





Matéria impressa no jornal Popular Catarinense, ANO VIII, Nº 991, sexta-feira, 31 de julho de 2009.

Nenhum comentário:

"Qualquer coisa que a mente do homem pode conceber, pode, também, alcançar." 
William Clement Stone