quinta-feira, setembro 10, 2009

"Bastam alguns pingos mais fortes de chuva..."



SC - ALAGAMENTOS SÃO OS MAIORES TRANSTORNOS NA REGIÃO


Tatiana Stock


Tubarão


As fortes chuvas dos últimos dias traz lembranças do medo e dos transtornos causados no início do ano que mobilizou todo o país em prol de Santa Catarina. Como precaução, o governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) decretou situação de emergência em todo o estado ontem.
As cidades do extremo-oeste foram as mais atingidas. Dionísio Cerqueira, Princesa e Guarujá do Sul continuam sem energia elétrica. Na região sul, apesar das chuvas incessantes, não foi registrado grandes problemas além de alagamentos.
O soldado do 8º Batalhão de Corpo de bombeiros de Tubarão, André Viana, informou que não foi registrada nenhuma ocorrência em virtude da chuva ontem. Em Tubarão, mais uma vez vários locais ficaram abaixo de água.
A dona de casa Janete Jamarini, mora há um ano e meio no bairro Oficinas, na descida do morro do canudo, na rua Paulo Luis Gomes. Segundo ela, a prefeitura começou uma construção em frente a sua casa e abandonou há mais de um ano. Desde então, a água fica acumulada e não tem por onde passar, alagando toda a frente de sua residência.
No mesmo bairro, a dona de casa moradora da Rua Laguna, Keila de Souza Pinheiro reclama. "Depois que fecharam o valo na rua, enche de água toda a nossa casa. Temos que arredar todos os móveis para não perdê-los. Em Toda a vizinhança é assim", enfatiza. Segundo Keila, uma de suas vizinhas nem tira os tijolos da porta de entrada porque sabe que se tirar a água toma conta.
No bairro Santo Antônio, o quatro é o mesmo. "Com a pavimentação da Avenida Pedro Zapeline a água escorre toda para a nossa rua. Ainda bem que nossa casa é bem alta por isso a água não conseguiu entrar", explicou a estudante Gisele Alegre Valério, moradora da rua Maranhão.


O policial militar Eguinaldo Goulart, morador da rua Laguna em frente a sua casa


793 funcionários da Celesc estão trabalhando para que o fornecimento de energia elétrica volte ao normal em todo o estado

75 mil pessoas permanecem sem energia elétrica em Santa Catarina, devido ao temporal dos últimos dias


Defesa Civil

A defesa civil estadual divulgou ontem um relatório com registros de 64 cidades com problemas referentes às chuvas. De acordo com o relatório, o município de Guaraciaba decretou estado de calamidade pública, e 32 já decretaram situação de emergência. São eles: Santa Terezinha do Progresso, São Domingos, Vargeão, Vargem Bonita, Dionísio Cerqueira, Ipuaçu, Monte Castelo, Corupa, Shroeder, Abelardo Luz, Entre Rios, Lebon Regis, Ouro Verde, Passos Mais, Rio das Antas, São Bernardino, São Miguel da Boa
Vista, Tigrinhos, Formosa do Sul, Água Doce, Galvão, Irani, São José do Cedro, Barra Velha, Calmon, Coronel Martins, Itaiopolis, Santa Terezinha, Jupia, Quilombo, Salto Veloso e Ponte Serrada.


Recursos para vítimas

O governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) assinou ontem o decreto de
situação de emergência em função dos estragos causados pelo desastre que
assolou dezenas de municípios de SC na madrugada da última terça-feira.
Luiz Henrique vai manter contato com o ministro da integração nacional, Geddel Vieira
Lima, para solicitar a liberação imediata de recursos federais para o socorro e assistência às vítimas.


Foto: Cristian Medeiros

Matéria capa do jornal Notisul, nº 2.778, ANO 10, quinta-feira, 10 de setembro de 2009.

Nenhum comentário:

"Qualquer coisa que a mente do homem pode conceber, pode, também, alcançar." 
William Clement Stone