segunda-feira, setembro 07, 2009

Patriotismo – 7 de setembro



O amor ao verde e amarelo



Além da proclamação da independência a cidadania e a participação política são temas que devem ser contestados




Tatiana Stock

Tubarão

O dia da pátria em Tubarão foi muito bem comemorado. Após o período de precaução, que manteve a população em casa, em virtude da epidemia da nova gripe, o tubaronense sai às ruas e mostra seu papel na sociedade. O Sete de setembro reuniu mais de 50 entidades e aproximadamente dez mil pessoas na Avenida Marcolino Martins Cabral.
O tradicional desfile cívico teve início logo após o hasteamento das bandeiras e o pronunciamento de autoridades. A 3ª Cia. do 63º Batalhão de Infantaria (Exército) abriu o caminho às instituições, da casa da cidade em direção à antiga rodoviária.
O major do pelotão da 3ª Companhia de Infrantaria do 63º Batalhão da Infantaria do Comando Militar do Sul, de Tubarão, André Luiz Grenteski, enfatizou que a maioria da população esquece os deveres para com sua pátria e por isso datas como essa devem ser exaltadas. "Temos que aprimorar o patriotismo e o civismo, desde cedo, em casa e na escola", explica. Para o major, existe uma necessidade de reflexão para que a população tenha um maior entendimento e a sociedade possa colher bons frutos.
O prefeito Manoel Bertocini (PSDB), exaltou que a cidade está de parabéns pela rápida recuperação após a gripe A. "Tubarão é dez porque atendeu de pronto, e hoje mostra seu envolvimento com a pátria", alegrou-se. Já o vice-prefeito de Tubarão, Luiz Felipe Collaço (PP) exaltou a importância ao patriotismo e a abertura da democracia. "Me surpreendi com a organização e a dedicação da população e das escolas para que tudo funcionasse e o resultado foi brilhante", enfocou Luiz que acredita que o jovem

Identidade



A família da estudante do colégio Aderbal Ramos, Julia Correa, 10 anos, ficou honrada em ter a filha participando do evento. "Para mim é o melhor feriado do calendário. Fiquei muito feliz em ver a Julia entre as colegas representando sua escola", enfoca o pai, o funcionário público Leandro Aguiar Correa.
O desfile foi positivo também para os trabalhadores informais. Durante todo o trajeto do evento foi possível encontrar todo o tipo de produtos, desde os alimentícios a brinquedos infantis. Para o ambulante Paulo Karate, vendedor de bolas plásticas, as vendas foram duplicadas.



NAS RUAS


O que significa o Sete de setembro para você?

"É uma data muito importante para o país e deve ser lembrada, principalmente pelas crianças para saber valorizar o Brasil".
Marley Folchini, oficial de gabinete da secretaria de educação.


"Significa que devemos continuar lutando por uma real independência, para conseguirmos o tão sonhado reconhecimento".
Assis Nunes Angelo, maquinista aposentado.




"O Brasil está tão enrolado. Oferece tanto para os estrangeiros e tão pouco para os nossos".
Rosaly Costa, professora aposentada.





1822 foi o ano em que Dom Pedro proclamou a independência do Brasil em relação a Portugal, no dia sete de setembro


Fotos: Cristian Medeiros

Matéria capa do jornal Notisul, Nº 2.776, ANO 10, terça-feira, 8 de setembro de 2009.

Nenhum comentário:

"Qualquer coisa que a mente do homem pode conceber, pode, também, alcançar." 
William Clement Stone