quarta-feira, setembro 09, 2009

Panorama da tuberculose na Amurel



A coordenadora da 20ª regional de saúde de Tubarão, Kallinka Mattos Gomes, alerta sobre os cuidados para se evitar a doença


Saúde – Ações de controle estão sendo eficazes


Na contramão do registrado pelo Ministério da Saúde, Amurel mostra que os números continuam os mesmos


Tatiana Stock

Tubarão

Segundo o balanço do Ministério da Saúde, realizado no dia 31 de agosto deste ano, sobre a incidência de novos casos de tuberculose, houve queda da doença no Brasil. Municípios da região sul de Santa Catarina não seguem o balanço geral do país.
O país que passou de 51,44 em cada grupo de 100 mil habitantes, em 1999, para 37,12, em 2008. Esse dado, apresenta uma redução de 27,58% em 10 anos. Em números absolutos, o Brasil registrou 82.934 novos casos no final da década passada, contra 70.379 no ano passado.
Mesmo assim, a região da Amurel não se enquadra ao quadro nacional. "Os números estão se mantendo. Temos algumas variações mas no geral continuamos na mesma", explica a gerente da 19º regional de saúde, Raquel Ribeiro Bittencourt.
De acordo com dados da 20ª regional de saúde de Tubarão, em toda a Amurel, nos últimos oito anos, os casos chegaram a 481. Desses, 347 do sexo masculino e 134 feminino. Em Tubarão, a partir do o início de janeiro de 2001 a até a última sexta-feira de 2009, registrou 290 casos de tuberculose, sendo 212 homens e 78 mulheres.
A enfermeira aponta as cidades de Laguna e Imbituba com os mais altos números de incidência de tuberculose. "Em virtude de programas mais fortes nessas cidades, a procura e a pesquisa são maiores na região. Isso mostra que as ações de controle estão sendo eficazes", evidencia Raquel.
Raquel enfatiza também que Imbituba por ser uma cidade portuária e com elevado índice de HIV, o número de casos aumenta. Isso porque pessoas com Aids são mais vulneráveis a doença (30 por cento).
"Para evitar a tuberculose, deve-se vacinar as crianças, alimentar-se bem e arejar a casa", alerta a coordenadora da 20ª regional de saúde de Tubarão, Kallinka Mattos Gomes.


Sobre a Tuberculose


Doença causada pelo bacilo de Koch, que afeta vários órgãos do corpo, principalmente os pulmões. É transmitido pelo ar, quando o paciente tosse, fala ou espirra. Os principais sintomas são tosse prolongada, cansaço, emagrecimento, febre e sudorese noturna. Em 1993, a OMS declarou a tuberculose como uma emergência global.



4ª causa de mortes por doenças infecciosas no país é de tuberculose, a 1ª é em pacientes com Aids



Foto: Cristian Medeiros


Matéria capa do jornal Notisul, Nº 2.777, ANO 10, quarta-feira, 9 de setembro de 2009.

Nenhum comentário:

"Qualquer coisa que a mente do homem pode conceber, pode, também, alcançar." 
William Clement Stone